
Tech 22 Nov
16 de dezembro de 2022 0
O Telescópio Espacial James Webb (JWST) foi eleito pelas três principais publicações da área como o maior avanço científico de 2022. Ele foi lançado no Natal de 2021, após 25 anos de desenvolvimento.
O JWST é considerado o observatório em órbita mais moderno da NASA na atualidade. Ele demandou um custo para a agência espacial norte-americana de US$ 10 bilhões – equivalente a algo em torno de R$ 52,9 bilhões no câmbio atual.
Em novembro, o James Webb foi classificado pela revista Time como uma das 200 inovações que mudaram a forma como vivemos. Na sequência, os editores da Science indicaram o telescópio como um dos postulantes ao título de “Inovação Científica de 2022”.
Por último, o periódico Nature selecionou a cientista do Projeto de Operações do Telescópio Espacial James Webb, Jane Rigby, como uma das “10 pessoas que ajudaram a moldar histórias científicas” neste ano.
Ao longo do seu curto período de órbita, o Webb foi capaz de observar objetos a uma distância superior a 13,4 bilhões de anos-luz. Ele também acumula descobertas em sua história, como vestígios atmosféricos de dióxido de carbono em um exoplaneta e explosões de nascimento de estrelas na parte interna dos Pilares da Criação.
No final de novembro, o telescópio espacial chegou a sofrer danos causados por meteoritos após ser atingido 14 vezes. Contudo, esses impactos não foram suficientes para comprometer o equipamento.
E aí, você também selecionaria o JWST na lista de principais avanços científicos de 2022? Relate para a gente no espaço abaixo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários