LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Seagate prepara HDs de 30 TB com tecnologia HAMR para este ano

27 de janeiro de 2023 9

A Seagate prometeu em sua última conferência para investidores, nesta semana, que o terceiro trimestre do ano deve marcar o início da produção em massas da nova geração de discos rígidos baseados em HAMR. A expectativa é que o lançamento seja antecipado, ainda este ano, atendendo ao mercado de consumo e corporativo com componentes de até 30 TB de armazenamento.

Os discos rígidos HAMR com 40 TB de armazenamento são esperados para 2024 ou 2025, enquanto os modelos de 50 TB podem chegar em 2026.

O investimento da empresa atualmente é na gravação magnética assistida por calor (o tal HAMR), que usa um diodo laser conectado a cada cabeçote de gravação para aquecer momentaneamente um pequeno ponto no disco para que os bits de dados gravados em um prato magnético se tornem menores e mais densamente compactados. Os pratos HAMR de segunda geração poderão eventualmente armazenar 5 TB cada um.

A Seagate já enviou quantidades limitadas de HDDs habilitados para HAMR para clientes selecionados para teste, mas a tecnologia está aparentemente quase pronta para a produção em massa. A empresa ainda deve usar tecnologias convencionais de gravação magnética em futuros modelos de 22 TB e 24 TB.

Por enquanto, o principal problema dos drives HAMR é o rendimento, mas a ideia é que nos próximos anos a tecnologia assistida por calor também seja aplicada para modelos de HDD mais básicos e intermediários.


9

Comentários

Seagate prepara HDs de 30 TB com tecnologia HAMR para este ano
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista