
Tech 20 Dez
A Seagate prometeu em sua última conferência para investidores, nesta semana, que o terceiro trimestre do ano deve marcar o início da produção em massas da nova geração de discos rígidos baseados em HAMR. A expectativa é que o lançamento seja antecipado, ainda este ano, atendendo ao mercado de consumo e corporativo com componentes de até 30 TB de armazenamento.
Os discos rígidos HAMR com 40 TB de armazenamento são esperados para 2024 ou 2025, enquanto os modelos de 50 TB podem chegar em 2026.
O investimento da empresa atualmente é na gravação magnética assistida por calor (o tal HAMR), que usa um diodo laser conectado a cada cabeçote de gravação para aquecer momentaneamente um pequeno ponto no disco para que os bits de dados gravados em um prato magnético se tornem menores e mais densamente compactados. Os pratos HAMR de segunda geração poderão eventualmente armazenar 5 TB cada um.
A Seagate já enviou quantidades limitadas de HDDs habilitados para HAMR para clientes selecionados para teste, mas a tecnologia está aparentemente quase pronta para a produção em massa. A empresa ainda deve usar tecnologias convencionais de gravação magnética em futuros modelos de 22 TB e 24 TB.
Por enquanto, o principal problema dos drives HAMR é o rendimento, mas a ideia é que nos próximos anos a tecnologia assistida por calor também seja aplicada para modelos de HDD mais básicos e intermediários.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários