
Samsung 04 Jul
01 de março de 2023 0
Uma startup belga chamada Spectricity criou um produto batizado como "chip S1". Segundo ela, trata-se do primeiro sensor de imagem espectral verdadeiramente miniaturizado e fabricado em massa para celulares. A ideia com esse componente é medir a "cor verdadeira".
Nesse quesito, até os modelos mais avançados de smartphones não conseguem trazer toda essa fidelidade para as imagens. A razão disso se dá pelas limitações de software do balanço de branco. O chip desenvolvido consegue resolver os eventuais problemas com a ajuda de alguns filtros adicionais.
Em termos práticos, esses filtros conseguem analisar a assinatura espectral de um objeto. Com isso, o sistema faz a correção das cores depois de detectar a fonte de luz em uma imagem. Em outras palavras, a novidade promete gerar uma revolução, caso seja aplicado de forma correta.
A Spectricity realizou uma demonstração ao vivo ao portal The Next Web. Nela, foi possível verificar as fotos produzidas por celulares em diferentes condições de luz comparadas com as que foram feitas pelo seu chip. Mas, não há garantias de que isso acontecerá da mesma forma em testes na realidade.
Seja como for, a empresa belga segue confiante em seu novo produto a ponto de acredita que ele estará em todos os modelos de dispositivos móveis dentro de dois anos. Por fim, o chip S1 poderá ser usado em várias outras aplicações, já que possui capacidade de capturar a faixa visível e infravermelha a taxas de vídeo.
Mais sofre fotografia: confira o projeto da Pentax para 'ressuscitar' câmeras de filme e uma foto da Via Láctea feita por um astrônomo com o seu iPhone 12 Pro Max.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários