LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Vacina contra o câncer de pâncreas mostra resultados promissores em teste inicial

12 de maio de 2023 4

O câncer ainda é uma doença considerada sem cura, mas cientistas já estudam formas de usar vacinas para combatê-lo e os primeiros testes com o imunizante da alemã BioNTech se mostrara muito promissores. Segundo o artigo publicado na revista Nature, a vacina induziu o aumento da imunidade em até 50% dos pacientes com câncer no pâncreas.

A vacina desenvolvida pela BioNTech utiliza a mesma tecnologia de RNA utilizada na fabricação do imunizante contra a Covid-19 e o estudo foi conduzido pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center de Nova York.

O estudo ocorreu da seguinte forma: 16 pacientes com câncer no pâncreas fizeram a cirurgia para remoção do tumor e receberam a vacina. O imunizante conseguiu gerar resposta do sistema imunológico em 8 deles, que não apresentaram nenhum sinal de retorno do tumor 18 meses após a cirurgia e os tratamentos de quimioterapia e imunoterapia com anticorpos monoclonais.

No estudo isto é resumido como:

De forma geral, nós reportamos evidências preliminares de que uma vacina individualizada de RNA mensageiro, em combinação com imunoterapia e quimioterapia, induziu atividade substancial de células T do sistema imune nos pacientes que passaram por remoção cirúrgica do adenocarcinoma, e isso teve correlação com a demora na remissão.

Anatomia do pâncreas. Imagem: Sanar/Reprodução

Nos demais pacientes, a vacina não teve efeito algum no sistema imunológico e a doença voltou a ser detectada no organismo após 13,4 meses.

Como esta vacina utiliza o RNA na sua composição, a ideia é que ele envie instruções para as células do paciente, que devem produzir células T para combater o câncer, evitando assim o retorno da doença por meio de células recidivas. Dessa forma, a vacina é personalizada para cada pessoa, tornando sua eficácia maior.

Entretanto, é importante pontuar que o objetivo deste primeiro teste é verificar se a vacina é segura e não a sua eficácia, pois isto será avaliado nas fases 2 e 3. Além disso, esta vacina será utilizada principalmente para combater o câncer adenocarcinoma ductal pancreático (PDAC), que atinge mais de 90% dos pacientes com tumores no pâncreas.


4

Comentários

Vacina contra o câncer de pâncreas mostra resultados promissores em teste inicial
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos