
Tech 24 Mai
Novos detalhes sobre o AMD Instinct MI300 foram revelados essa semana durante s ISC 2023. A princípio, trata-se de uma APU voltada para data center que traz não só um conjunto com vários núcleos de arquitetura Zen 4, como também desempenho gráfico com a GPU CDNA 3.
Ao todo, são 24 cores presentes em um processador formado por um combinado de 13 chiplets. Do mesmo modo, esses núcleos se fundem com o mecanismo gráfico CDNA 3, além de oito pilhas de memória que juntas somam 128GB. Ele também é o maior chip produzido pela marca, com 126 bilhões de transistores.
De modo geral, esse processador consegue fazer todos os seus componentes trabalharem sem a necessidade de ter um chip intermediário para coordenar as operações. Essa peça de hardware fará parte do El Capitan, um supercomputador que promete ser o mais rápido do mundo.
O processador chegou a ser exibido já equipado à máquina e não só parece ser real, como também está em fase de testes. Bronis R. de Supinski é CTO do Lawrence Livermore National Laboratory e revelou que o chip também terá Infinity Cache, mas não especificou a capacidade.
Quanto ao computador El Capitan, a National Nuclear Security Administration (NNSA) usará a máquina para promover o uso militar de tecnologia nuclear. Atualmente, o projeto parece bem encaminhado e a expectativa é que ele comece suas operações ainda este ano. Inclusive, a AMD afirma que esses chips serão raros e terão um preço elevado, apesar dos avanços.
Mais sobre APUs da AMD: veja detalhes sobre os Ryzen "Phoenix 2" e os rumores da linha Ryzen 8000 que mencionam um possível desempenho equivalente a GeForce RTX 4070.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários