LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

APUs AMD Ryzen 8000 terão versões para desktop com GPU Navi 3.5 integrada, indicam rumores

05 de junho de 2023 2

Atualização (05/06/2023) - FM

A AMD teria confirmado que sua próxima geração de processadores para desktop terá uma nova placa de vídeo integrada, segundo informações descobertas pelo vazador @harukaze5719 nesta segunda-feira (05). Os detalhes foram supostamente revelados durante o webinar Meet The Expert, frequentemente promovido pela empresa.

O documento abaixo mostra um cronograma que teria sido apresentado durante a última conferência da AMD. O material revela que o Ryzen 8000 terá uma nova GPU “Navi 3.5”, sugerindo uma possível versão mais poderosa da atual tecnologia utilizada nos processadores e placas de vídeo da marca com arquitetura RDNA 3.

A apresentação pode confirmar que a AMD não irá “pular” uma geração para desktops como fez com a família Ryzen 6000, que é exclusivo para notebooks e consoles, portanto, o Ryzen 8000 ficará disponível em modelos para desktops e portáteis. O soquete continuará sendo o AM5, e segundo o vazamento, essa plataforma será utilizada até 2026.

Com isso, é possível deduzir que as APUs (processadores com GPU Radeon) de próxima geração da AMD terão versões compatíveis com desktop no soquete AM5. Especula-se que essa linha será chamada de “Strix Point” e suas GPUs integradas terão até 40 núcleos. Para comparar, o Ryzen 9 7940HS tem uma GPU Radeon 780M de apenas 12 núcleos.

A AMD confirmou previamente que a arquitetura Zen 5 contará com duas versões alternativas otimizadas para diferentes cargas de trabalho. A Zen 5c será otimizada para servidores com aplicações em nuvem, e além dessa, haverá a Zen 5 com 3D V-Cache, otimizada para jogos. Espera-se que todos os processadores com essas arquiteturas sejam lançados em 2024.

Paralelo a isso, noticiamos no último mês que a AMD também está preparando a linha “Granite Ridge” de processadores para desktops com arquitetura Zen 5 e até 16 núcleos de CPU. Esses modelos contemplarão versões com TDP de 65 W até 170 W, sugerindo que serão os sucessores da atual série “X” — a mesma que inclui o Ryzen 9 7950X.

Texto original (17/05/2023)

AMD Ryzen 8000: geração "Granite Ridge" para desktops terá Zen 5, 16 núcleos e mais

A AMD está preparando a geração de processadores da linha Ryzen 8000 que serão lançados no próximo ano. Nesse sentido, parece que a fabricante visa manter o mesmo número de núcleos em seus chips. O mesmo vale para os valores de TDP que os chamados "Granite Ridge" vão operar.

Essas informações vem do canal Moore's Law is Dead, que já revelou também o possível cronograma de lançamentos da empresa. No entanto, o foco das notícias dessa vez é a linha Ryzen 8000 que chegará em 2024 para os desktops. O calendário divulgado mostra os lançamentos dos componentes no primeiro semestre do ano que vem.

Quanto às características principais dos processadores da AMD, espera-se que eles cheguem baseados na nova arquitetura Zen 5 da empresa. Inclusive, o codinome atual da tecnologia é "Nirvana" e, além disso, os chips devem ter variantes com 6, 8, 12 e até 16 núcleos.

O TDP, por sua vez, terá versões entre 65W e 170W. Do mesmo modo, os componentes devem chegar ao mercado por meio do processo de produção de 3 nanômetros da TSMC. Pelo menos, é o que se espera da companhia, visto que ainda não deu para confirmar se os Granite Ridge serão desenvolvidos assim.


Entre as novidades que a próxima geração dos chips deve trazer em seu lançamento, vale citar melhorias tanto na parte da performance quanto na eficiência energética. Além disso, espera-se o uso integrado de Inteligência Artificial, bem como otimização na parte de aprendizado de máquina dos processadores.

Mais sobre a AMD: confira os detalhes sobre os modelos Threadripper de 2024, bem como as APUs "Phoenix 2" que terão RDNA 3 e design híbrido.


2

Comentários

APUs AMD Ryzen 8000 terão versões para desktop com GPU Navi 3.5 integrada, indicam rumores
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2