
Tech 30 Mai
30 de maio de 2023 3
Nos últimos anos, vimos a rápida ascensão da Inteligência Artificial (IA), que chegou até a ser incorporada na rotina de muitas pessoas. Contudo, especialistas do setor alertam que esse tipo de tecnologia pode levar à extinção da humanidade.
Em carta publicada pela organização sem fins lucrativos Center for AI Safety (CAIS) nesta terça-feira (30), um grupo de professores, especialistas e executivos, que possuem referências nesse segmento, alertou para o uso excessivo e massivo de IA.
“Mitigar o risco de extinção da IA deve ser uma prioridade global, juntamente com outros riscos em escala social, como pandemias e guerra nuclear”, afirma um trecho do documento divulgado pelo Center for AI Safety.
O CEO da OpenAI, Sam Altman, responsável pelo ChatGPT; o CEO do Google DeepMind, Demis Hassabis; o executivo-chefe da Anthropic, Dario Amodei, e os professores Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio estão entre os signatários da carta.
Vale destacar que Hinton, inclusive, já fez outros alertas a respeito do uso desse modelo de tecnologia, chegando a considerá-la uma ameaça bem “mais urgente” do que as alterações no clima. A IA generativa também pode gerar efeitos negativos no meio ambiente.
Esse não é o primeiro alerta sobre potenciais riscos da IA. Recentemente, Elon Musk e outros executivos do setor tecnológico também viram problema na popularização dessa tecnologia. O tema ainda foi debatido em reuniões do G7 e da União Europeia.
No entanto, outros especialistas veem esse medo como exagero. O cientista da computação da Universidade de Princeton (EUA), Arvind Narayanan, afirmou que os atuais mecanismos de IA “nem de longe” têm a capacidade de colocar a humanidade em perigo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários