
Tech 17 Ago
Você já chegou a imaginar como seria usar uma bicicleta elétrica que não é alimentada por baterias? É exatamente esse tipo de produto que está sendo apresentado por uma marca francesa. Chamada de Pi-Pop, ela vem da ideia de Adrien Lelièvre, um empresário que queria desenvolver uma solução mais sustentável.
No caso, a bike não usa baterias de lítio e sim um supercapacitor, que armazena energia de fora eletrostática, que é basicamente a carga de movimento lento. O componente, enfim, tem vida útil que pode chegar a 15 anos, sendo superior à média de uma bateria de lítio. A empresa comentou sobre a novidade:
Após 7 anos de Investigação e Desenvolvimento, temos o orgulho de apresentar a primeira bicicleta eletricamente assistida do mundo que só precisa de você! A Pi-POP está equipada com uma tecnologia revolucionária que armazena a energia produzida pelo usuário para liberá-la no momento certo
Esses supercapacitores são feitos de carbono, polímero condutor, folhas de alumínio e pasta de papel. Esses materiais já contam com processos de reciclagem. Portanto, quase toda a fabricação da bike tem uma pegada maior de sustentabilidade, fugindo até mesmo dos processos de extração do lítio, que geram impacto ambiental.
Como a bicicleta carrega enquanto anda em terrenos planos e com fácil condução, ela só libera energia quando é realmente necessário. Não apenas isso, como ela tem uma melhor condução em ladeiras íngremes, além de ter pedaladas mais suaves.
O equipamento é desenvolvido na França e custa 2.450 euros, o que é equivalente a algo na faixa de R$ 13 mil. Por fim, confira a polêmica que envolve o recall de vários modelos elétricos tradicionais por causa de defeitos nos freios e a empresa que desenvolveu um pneu sem ar.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários