
Economia e mercado 27 Set
16 de outubro de 2023 0
O eclipse anelar que ocorreu no último sábado (14) chamou atenção de diversas pessoas que tentaram captar as imagens mais incríveis do fenômeno astronômico. Hoje podemos vê-lo de outro ângulo graças aos satélites GOES da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).
Here is a complete satellite loop of today's eclipse from our GOES-16 satellite! #gawx pic.twitter.com/kXtr7d5ivM
— NWS Atlanta (@NWSAtlanta) October 14, 2023
Como podemos ver acima, o eclipse anular criou uma sombra no planeta Terra, que percorreu desde a América do Norte até a América do Sul, o que possibilitou que ele fosse visto em diversos estados do Brasil. Fora da área da sombra, o eclipse foi visto como parcial.
GOES-West caught the annular eclipse as it moved from the western US down to South America. pic.twitter.com/WR2J6E48jF
— CIRA (@CIRA_CSU) October 15, 2023
O vídeo acima mostra uma sequência de imagens capturadas pelo satélite GOES-18, onde a sombra da Lua surge no oeste dos Estados Unidos e se move até a América do Sul, sumindo no horizonte. Você pode conferir as melhores fotos capturadas do eclipse aqui.
Este fenômeno é criado quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, criando uma espécie de anel luminoso, o que deu o nome para este acontecimento. O próximo eclipse anelar ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas ele somente poderá ser visto por moradores do extremo sul da América e algumas áreas do Oceano Pacífico.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários