LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Calor letal: ONU emite alerta de que a Terra pode ficar ainda mais quente ainda neste século

21 de novembro de 2023 11

As mudanças climáticas estão se tornando cada vez mais extremas com ondas de calor intensas como a que estamos enfrentando agora. Entretanto, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta indicando que a situação pode piorar ainda mais neste século.

O alerta assinado por António Guterres, secretário-geral da ONU, é baseado no estudo anual "Lacuna de Emissões", que avalia como os governos estão se comprometendo em combater as mudanças climáticas.

Segundo os cientistas, a temperatura do planeta aumentará entre 2,5 e 2,9ºC acima do período pré-industrial se os países não acelerarem seus esforços para frear o Aquecimento Global.


Falando de forma mais simples, a Terra pode ficar quase 3ºC mais quente ainda neste século. Os efeitos desta mudança devem ser catastróficos e irreversíveis, causando o derretimento de lençóis de gelo e uma seca sem precedentes na Floresta Amazônica.

Estudos também indicam que ondas de calor letais podem ocorrer em regiões tropicais, como o Brasil. Neste verão já estamos vendo óbitos ocorrendo por conta do calor extremo em diversas regiões do país, que chegaram a registrar sensação térmica de mais de 45ºC.

Guterres compara esta tendência com um desfiladeiro para o qual a humanidade está caminhando:

As tendências atuais estão levando nosso planeta a um aumento de temperatura de 3°C. A Lacuna de Emissões está mais como um desfiladeiro de emissões.

Segundo a ONU, as emissões precisam cair 42% até 2030 para que o aquecimento do planeta continue dentro do determinado pelo Acordo de Paris em 2015.

A chance de atingir esta meta é de apenas 14% no cenário mais otimista, pois as emissões aumentaram 1,2% entre 2021 e 2022 ao invés de reduzir, totalizando 57,4 gigatoneladas de dióxido de carbono, um recorde. Além disso, em 2023 já foi registrado o dia mais quente na história da Terra.

A nova esperança para manter a meta do Acordo de Paris pode surgir durante a COP28, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada nos próximos dias em Dubai com a presença de diversos líderes globais.


11

Comentários

Calor letal: ONU emite alerta de que a Terra pode ficar ainda mais quente ainda neste século
  • É a proxima extinçao em massa, é assim mesmo melhor Jair se acostumando

      • Besteira ecossocialista o planeta possui ciclos é impossível a humano mudar o clima a nível global

          • Não tente explicar isso para os retardados que acreditam no aquecimento global. Ciclos de calor no verão normal de todo ano, mas com recordes de frio no resto do mundo, e ainda tem retardado que acredita em aquecimento global kkkkkkkkk.

              • Ninguém disse que isso não seja um ciclo, agora devemos acelerar e nos matar e isso? Ou temos inteligência para lidar com os ciclos e melhorar

                • Isso é culpa das vacas peidorreiras

                  • O mundo precisa se mexer, chega de negar o que está escancarado.
                    No Brasil poderiam colocar essas medidas em prática:
                    - Plantio de árvores em todos os bairros, aliás em todas as ruas, e nos locais públicos e comerciais mais ainda, pois há espaços sobrando.
                    - Reflorestamento em todo o país nos locais que foram desmatados
                    - Utilização somente de energias limpas
                    - Pintar todas as casas de branco e telhados, e usando inclusive outro material que reflete luz ao invés dos asfaltos e calçadas atuais
                    - E sem falar em medidas que já deveriam ser tomadas como a redução de carbono zero......

                    Tem mutas outras medidas, más essas conseguiriam refletir a luz, reduzir as ilhas de calor, e dar um refresco.

                      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkOutro retardado que acredita na ONU. As empresas mais poluidoras são as que mais levantam a bandeira de crise climática e de que o mundo está pegando fogo, acorda rapá.

                          • E vc deve ser o mais lúcido, que mesmo diante do calor acredita que é normal e pronto, isso se chama pseudo-sábio, estão cheios igual vc por aí, não se trata de negar que países que mais defendem o aquecimento global tb são os que mais causam ele, agora dizer que nada precisa ser feito, pq a ONU não presta é jogar a toalha, mas fazer o que, o planeta está cheio de gente que pensa igual você, que age igual vc, parabéns, vc é de uma sabedoria imensa e certamente tem a solução, vamos lá na Amazônia tirar mais uma árvore, vamos construir mais prédios, o mundo vai acabar mesmo, pseudo-sábio

                            • Ecossocialista %uD83D%uDCA9

                                • Não amigo, não sou isso, nem sei o que é, acho que vc não entendeu que vive em um planeta e que ele pode te dar a sobrevivência, caso contrário você acha que sobrevive como?

                                Economia e mercado

                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Windows

                                Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos