Tech 15 Out
Oficializado em meados de outubro de 2023 como o novo relógio inteligente robusto da Haylou, o Watch R8 busca fornecer uma experiência durável e cheio de recursos, a um preço bastante acessível.
Como será que este smartwatch se comporta na prática? Ele entrega tudo o que promete ao usuário? O TudoCelular testou uma unidade dele nas últimas semanas e mostra em detalhes para você agora.
O Haylou Watch R8 conta com uma caixa circular feita de metal, com um aro que traz referências a uma bússola e graus de um compasso, o que reforça um design inspirado em características militares e que não risca com facilidade. Porém, a durabilidade não se resume apenas à aparência.
A construção do smartwatch permite suportar temperaturas extremas, que vão desde -40°C até 55°C. Também há aqui resistência à água pela certificação 3ATM, o que garante a sobrevivência em uma pressão de até 30 metros de profundidade. Mesmo assim, não é recomendável uso intenso enquanto submerso.
Ele vem com uma pulseira de 22 mm feita de silicone. Ela é removível por meio do pino perto da caixa e possui uma maciez bem agradável no uso prolongado. Mas no calor, ela tende a ficar facilmente molhada pelo suor.
O relógio em si se mostrou bastante confortável caso você queira utilizar por longas horas, mesmo com o peso de 85 gramas. A pulseira encaixa bem em todos os tamanhos de pulso, já que há uma série de furos para ajuste bem minucioso.
Ao todo, são três botões na caixa. Do lado esquerdo, está um com função de retornar ou ligar e desligar a tela. Já à direita, fica um botão para acessar o menu de apps em cima, que também serve como uma “coroa giratória” para navegar sem ser por toque; enquanto logo abaixo aparece o de atalho para a lista de atividades físicas. Já na parte de trás, ficam os sensores de medição e um alto-falante na lateral esquerda.
Além do próprio relógio, a empresa manda junto a ele apenas um cabo de carregamento e um manual de usuário, para manter uma embalagem muito compacta.
O Watch R8 vem equipado com uma tela sensível ao toque de 1,43 polegada, com resolução de 466 x 466 pixels. A chinesa colocou o display do tipo AMOLED, que surpreende pela boa reprodução de cores e pelo ótimo ângulo de visão.
O brilho é dividido em cinco níveis, que vão desde um mais escuro, bom para uso noturno, até um bem claro, que permite aproveitar com facilidade em dias ensolarados. Já a taxa de atualização de 60 Hz fornece boa fluidez na navegação touch.
Como falamos um pouco antes, o relógio inteligente também vem com um alto-falante inserido na lateral esquerda do corpo. Ele serve para ouvir música direto pelo wearable, além de ser usado em chamadas de voz.
Mas não espere muita coisa na parte sonora. O áudio que ele fornece não conta com grande potência nem equilíbrio de frequências. Aqui os médios ficam mais ressaltados, para favorecer as vozes, enquanto os graves praticamente não existem. Mesmo assim, já consegue atender ao que se propõe.
A Haylou não detalha as especificações de hardware do seu relógio. Mas no software, ele traz um sistema proprietário com um funcionamento bastante prático. Ele está disponível no idioma português, porém notamos algumas falhas de tradução, como tratar o monitoramento de sono como “Suspensão”.
Ao menos, o menu pode ser organizado de diversas formas, como no padrão em lista, ou no estilo favo de mel, que deixa os aplicativos representados pelos ícones, espalhados por toda a tela.
Você terá dez opções de mostradores disponíveis direto no relógio, que poderá alternar pelo botão giratório ou ao pressionar a tela por alguns segundos. Também há mais de 150 outros mostradores online, vários deles disponíveis de graça, enquanto outros são pagos. Existe ainda a alternativa de personalizar uma face nova, para você deixar conforme a sua preferência.
Ao deslizar para o lado, você encontrará cards com as principais funções, seja de medições de saúde, controle de música ou mesmo para ver a previsão do tempo. Já ao arrastar para baixo, será possível conferir as notificações do telefone, mas aqui só é possível ler e apagar, sem ter como responder uma mensagem.
No menu superior, ficam as informações de bateria, da data e alguns outros botões de sistema. Dá para ativar o modo Always-on Display, que mantém a tela sempre visível; ou o Não Perturbe, que impede a chegada de novas notificações. Aqui também é possível configurar o brilho ou um alarme, além de dar comandos por meio de um assistente de voz integrado.
O sistema vem com mais funcionalidades nativas, que passam por um calendário, pelo temporizador ou pelo cronômetro. Também é possível fazer contas por meio de uma calculadora ou realizar uma chamada diretamente do seu relógio, já que ele possui discador, microfone e alto-falante embutidos.
Vale ressaltar que o relógio não possui conexões Wi-Fi, NFC ou GPS. Ou seja, você vai precisar sempre estar com ele conectado ao seu celular via Bluetooth 5.3, para realizar essas tarefas de visualizar notificações e fazer ligações.
A vinculação com o celular é feita pelo aplicativo Haylou Watch. Ele oferece uma interface bem intuitiva e organizada por cards. É por meio dele que você pode conferir os registros de atividades e monitoramentos de saúde, além de criar um novo mostrador e instalar atualizações de software.
Chegamos em um dos principais quesitos deste relógio: os recursos de saúde e atividades físicas. Começando pela saúde, o Watch R8 se destaca por realizar monitoramentos do ritmo cardíaco, da oxigenação do sangue, da pressão arterial e do sono.
Nos batimentos do coração e no nível de saturação do oxigênio, percebemos uma boa precisão. Dá para configurar para ele registrar a sua frequência cardíaca a cada intervalo de tempo, que começa a partir de 15 minutos, ou medir manualmente quando quiser.
No entanto, não sentimos a mesma precisão quando falamos de pressão e de sono. No primeiro caso, comparamos os resultados com um medidor comum e vimos uma diferença grande de um para o outro. Mas é compreensível, por ser uma função que ainda não se vê implementada em massa neste tipo de dispositivo.
Já o monitoramento do sono não funcionou regularmente. Não sabemos se seria um problema desta unidade ou do software dela, mas notamos que o smartwatch nem sempre capta o momento de descanso, além de outras vezes registrar horas fora do período de sono. Mas entendemos ser algo corrigível por meio de atualizações futuras.
Para mulheres, o Watch R8 ainda conta com acompanhamento do ciclo menstrual. É possível saber quando estará fértil e quanto tempo falta para o chamado período seguro.
Hora de falar sobre as atividades físicas. Nesta parte, a Haylou promete mais de 100 modos esportivos no vestível, sejam atividades internas, aventuras ao ar livre ou exercícios na academia.
O menu de acesso aos exercícios oferece 10 modos prontos, que vão desde um treino livre mais genérico, até outras práticas específicas, como corrida, ciclismo, escalada, futebol, esteira e até ioga. Você ainda pode customizar essas opções e organizar a ordem delas como preferir.
Durante o uso, o relógio mostra o tempo daquela atividade, quantas calorias perdeu e o seu batimento cardíaco naquele momento, com níveis precisos de resultados daquela prática a depender da frequência do seu coração.
Mesmo na utilização ao longo do seu cotidiano, há o contador de passos, para saber o quanto caminhou em cada dia. Também dá para selecionar uma meta diária de passos, que você queria alcançar. Outro recurso é o que detecta quando você está parado por um longo período e sugere que se levante e faça algum movimento ou beba água.
Quando vamos para a bateria, o que temos no Watch R8? A Haylou inseriu uma com capacidade de 300 mAh, que promete até sete dias de utilização típica e até 20 dias de uso básico, conforme os dados do laboratório da empresa.
Nos nossos testes, com todas as medições ligadas ao mesmo tempo, registramos um total de 12 dias longe da tomada, o que consideramos algo positivo. Um detalhe é o indicador de carga varia a cada 20%, e não de um em um, o que pode fazer você não ter tanta noção sobre a porcentagem exata do relógio.
E quanto ao carregamento? A fabricante manda um cabo com uma ponta USB e a outra com a base para o carregamento sem fio do vestível. Você pode conectá-lo em um adaptador de tomada comum que seja compatível.
Colocamos em um de 15 W e tivemos um tempo de 2 horas e 45 minutos até que o processo estivesse concluído. É um intervalo satisfatório, se pensar no total de autonomia que o dispositivo entrega.
O Haylou Watch R8 se trata de um relógio inteligente bem robusto, que não vai decepcionar na hora de entregar uma boa durabilidade em qualquer condição de uso. Ele suporta temperaturas extremas, além de passar boa resistência a riscos e ter proteção contra água.
A tela dele agrada bastante, tanto pela fluidez na navegação, quanto pela qualidade de visualização, independente do ângulo em que você estiver. O sistema acompanha esse ponto positivo, com um bom nível de customização, recursos importantes de integração com o seu celular e um gerenciamento intuitivo no seu aplicativo.
A bateria é outro destaque satisfatório, pela sua duração de mais de uma semana fora da tomada, que pode ser até praticamente duas semanas, a depender do seu uso. E os principais monitoramentos do seu coração, da saturação e da sua atividade física também não vão decepcionar na hora de você entender mais o seu corpo.
Como principais pontos negativos, temos aqui as medições de pressão arterial e do sono, pela falta de precisão e oscilações no funcionamento. Sem falar no alto-falante pouco potente e equilibrado, assim como a falta de maiores opções de conectividade, que acabam ampliando a dependência deste modelo em relação a um smartphone.
A Haylou disponibiliza o Watch R8 em sua loja oficial no AliExpress por um preço sugerido próximo a US$ 60, o que representa pouco mais de R$ 300 na conversão direta, com venda para o Brasil.
Uma das alternativas que foi lançada no mercado nacional pelo mesmo valor é o Huawei Watch Fit Special Edition. Ele perde na autonomia de bateria, mas oferece um monitoramento mais preciso de sono e permite algumas respostas mais básicas de mensagens.
O que você achou do Watch R8? Acredita que ele possa ser um dos principais smartwatches de entrada do momento? Diga para a gente no espaço abaixo.
Comentários