Segurança 19 Out
Atualmente considerado o maior reator de fusão nuclear do mundo, o JT-60SA foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira (1°) ao norte de Tóquio, no Japão. O equipamento será utilizado por pesquisadores para tornar a fusão nuclear uma fonte viável de energia.
O novo reator JT-60SA é em forma de rosquinha que pode aquecer o plasma a 200 milhões de graus Celsius. O equipamento foi acionado pela primeira vez em outubro para alguns testes do projeto do equipamento, mas só entrou em pleno funcionamento agora.
O tokamak supercondutor foi construído com apoio da União Europeia. O reator deve testar suas tecnologias para que elas possam ser aplicadas no Reator Termonuclear Experimental Internacional (ITER), que está em construção na França.
Vale citar que a fusão nuclear é a reação que alimenta o nosso Sol e outras estrelas e, embora seja capaz de gerar enormes quantidades de energia, os cientistas ainda não conseguiram tornar o processo energeticamente eficiente na Terra.
A fusão é uma reação termonuclear que faz com que dois núcleos atômicos leves se fundam em um núcleo mais pesado, gerando enormes quantidades de energia no processo. O JT-60SA irá demonstrar se é possível produzir uma quantidade líquida de energia.
Contudo, o JT-60SA deve perder o posto de maior reator de fusão nuclear do mundo para o ITER. Os cientistas acreditam que o ITER será capaz de queimar o plasma e depois realizar a fusão nuclear total até 2035, sendo fundamental para as pesquisas.
Por sua vez, o JT-60SA deve fornecer informações importantes para mostrar o caminho a ser seguido pelo ITER, sendo uma espécie de cobaia. A empresa Fusion for Energy é que está fazendo as contribuições da União Europeia para o ITER.
O que acontece aqui hoje será importante amanhã para a contribuição da fusão num mix energético livre de carbono. O JT-60SA é fundamental para o roteiro internacional de fusão porque oferece uma possibilidade única de aprender, operar este dispositivo de fusão único e compartilhar esse conhecimento valioso com o ITER.
Marc Lachaise, diretor da Fusion for Energy, durante discurso de inauguração do JT-60SA
Comentários