
Tech 11 Out
07 de dezembro de 2024 0
Um grupo conseguiu desenvolver uma bengala inteligente para ajudar deficientes visuais. Trata-se da Team Green Cane, equipe que criou a chamada Green Cane, um item que tem como base uma Raspberry Pi com GPS, além do uso de um sistema de notificação para uso com essa finalidade.
De modo geral, o objetivo é fornecer uma ferramenta extra que sirva para proteção e segurança de quem possui esse tipo de condição e precisa de uma bengala para se locomover. O equipamento, enfim, pode enviar notificações em casos que o usuário cai e reproduzir um som em um alto-falante integrado para fornecer alertas em tempo real.
O módulo GPS presente no equipamento torna possível saber exatamente onde a bengala está, colaborando para menores tempos de resposta e permitindo que a pessoa receba ajuda mais rapidamente. No caso, o modelo usado para esse projeto foi o Raspberry Pi Zero 2 W, bem menor em relação às versões tradicionais.
Como essa placa consome menos energia, se torna ideia para projetos desse tipo, além de ser conectada a um módulo GPS Seeed Studio Grove Air530, sensor de movimento MEMS LIS331HH, bem como acelerômetro de 3 eixos. A bateria, por sua vez, tem capacidade de 2.200mAh para o equipamento.
O projeto da equipe também inclui a criação do software para uso com a ferramenta. Chamado de Becane, ele interpreta os dados obtidos pelos sensores e usa o GPS para realizar o envio das notificações.
Confira também: o usuário que criou sistemas portáteis de emulação com um Raspberry Pi 5 e o lançamento do modelo Pi Pico 2 W.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários