
Tech 21 Nov
14 de fevereiro de 2024 0
Pesquisadores da Universidade de Toronto, liderados pela cientista Erkan Gün, fizeram uma descoberta notável sobre as placas tectônicas da Terra. No estudo publicado na Geophisical Research Letters, eles encontraram inúmeras falhas na placa oceânica do Pacífico, sugerindo que essa placa está se comportando de maneira diferente do que se pensava.
A descoberta ainda precisa ser validada por mais pesquisas, mas se for confirmada, pode redefinir nosso entendimento sobre o funcionamento das placas tectônicas. Atualmente, acreditamos que as placas oceânicas mudam principalmente em suas zonas de subducção, onde afundam sob outras placas.
No entanto, o novo estudo revela algo diferente. Os pesquisadores identificaram rachaduras profundas na Placa do Pacífico, algo incomum para placas oceânicas. Essas rachaduras têm centenas de quilômetros de comprimento e milhares de metros de profundidade.
Gün e sua equipe apontam que essa descoberta sugere que as placas submersas podem ser menos sólidas do que se pensava anteriormente. Para chegar a esses resultados, os cientistas usaram modelos computacionais complexos e dados coletados de quatro platôs no oeste do oceano Pacífico, abrangendo regiões do Japão ao Havaí e da Nova Zelândia à Austrália.
Em uma analogia curiosa, os geologistas compararam a Placa do Pacífico a uma toalha puxada de uma mesa. À medida que ela se estica, as áreas mais frágeis correm maior risco de rasgos. Essas falhas também podem estar relacionadas às atividades sísmicas e vulcânicas nessas regiões.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários