LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Maior risco de morte precoce em homens tem relação com baixa testosterona

16 de maio de 2024 10

O risco de morte precoce tem aumentado nos homens devido aos baixos níveis de testosterona. Pelo menos, é o que diz a descoberta feita por uma equipe internacional de pesquisadores, mostrando a relação entre esses dois fatores, além de doenças cardíacas que também possuem maior chance de acontecer pela mesma razão.

Esse estudo foi publicado na revista Annals of Internal Medicine e é classificado como uma revisão sistemática e meta-análise. Os cientistas envolvidos são da Universidade da Austrália Ocidental e contou com a participação de pesquisadores das Américas e Europa. A pesquisa avaliou informações de 11 estudos científicos com dados médicos de 24 mil homens.

Com isso, eles identificaram que os homens com baixa concentração de testosterona têm mais chance de sofrer uma morte precoce. Para quem não sabe, o nível do hormônio é considerado baixo quando encontrado em concentrações inferiores a 7,4 nmol/L (213 ng/dL). Mas, há outro detalhe importante sobre esses números.

Quando a concentração é menor do que 5,3 nmol/L (153 mg/dL), os cientistas descobriram que há um risco maior especificamente de morte causada por doenças cardiovasculares. Os idosos foram observados com maior presença em ambos os cenários.

Uma das formas de aumentar os níveis de testosterona é fazer atividades físicas (Alexander Redl/Unsplash)

O que é a Testosterona?

Em resumo, a testosterona é o principal hormônio masculino, sendo ele o responsável pelo desenvolvimento de vários atributos. Por exemplo, o crescimento da barba, desenvolvimento dos órgãos sexuais, formato do corpo e engrossamento da voz são todos atribuído a esse hormônio.

Daniel Kelly é bioquímico e professor sênior na Universidade Sheffield Hallam (Inglaterra) e explicou sobre a diminuição do nível, que ocorre naturalmente após os 30 anos:

Essa diminuição ao longo do tempo se deve, pelo menos em parte, a uma lenta diminuição da capacidade dos testículos de produzir testosterona e a uma redução nos sinais que os instruem a fazê-lo.

Nos casos de queda mais acentuada do hormônio, é necessário que um médico endocrinologista prescreva a reposição hormonal. Mas, os homens podem optar por coisas naturais como se alimentar melhor, dormir bem e praticar atividades físicas.

Veja também: a pílula criada por cientistas que simula efeitos de exercícios físicos no corpo e a bateria de sangue desenvolvida com capacidade de gerar energia por meio da hemoglobina.


10

Comentários

Maior risco de morte precoce em homens tem relação com baixa testosterona
  • Recentemente descobri que o tipo de exercício na academia que mais estimula a produção de testosterona é o treino de inferiores. Mas óbvio que o básico para a produção de testosterona é alimentação, qualidade de sono e baixo nível de estresse.

      • Henry7 tem de fazer muito exercicio

        • Isso provável que seja pesquisa mal feita, imagina as trans, e outra, os eunucos, ou tantos outros que tem problemas que não tem testosterona direito, a relação deve se dar pq doenças causam a baixa testosterona, não a baixa testosterona que causa doenças%u2026 Pode ser também que ao ter baixa testosterona a pessoa fica mais cansada, aí o esforço tem que acompanhar isso mesmo, aí a pessoa se esforça mais do que o corpo aguenta. Enfim, acho que é uma forma de estimular o uso remédios para aumentar a testosterona%u2026

            • Todos que vc citou tinham e têm margem de vida menor, simples.

                • Não não, pesquisem e vão ver que uma coisa não tem a haver com a outra, pelo contrário testosterona alta que gera mortes, ainda mais cardíacas, câncer de prostrata, sem falar na impulsividade que gera o hormônio alto, os que citei onde vc viu que vive menos?

                    • https://read.dukeupress.edu/demograp.../3/1023/302037
                      "Por exemplo, quando comparadas às suas contrapartes não trans, as pessoas trans têm uma maior prevalência de HIV, doenças cardiovasculares e diabetes"

                        • Mas isso devido a condição mental dessas pessoas, o estresse causa todas essas doenças, e a ansiedade, imagina um grupo marginalizado, acabam ficando mais vulneráveis, não é a testosterona em si, claro que niveis saudáveis são melhores, mas não é a causa em si, mas enfim, a ciência tb já apontou que testosterona alta causa tudo isso kkkkkk

                            • Por que pode ser tudo menos a testosterona baixa? Não se pode relativizar a ciência, se é observado que indivíduos com testosterona baixa apresentam n problemas mais que indivíduos com níveis recomendados ou mesmo mais altos, a conclusão é simples. A realidade poderia ser o inverso e não poderia ser relativizada do mesmo jeito, claro que se deve fazer indagações de como foi feito a pesquisa para saber se é válida, mas não rejeità-la a priori

                        • Chora não elu. Baixa testosterona em homem é ruim sim.

                          Economia e mercado

                          Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

                          Android

                          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                          Android

                          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                          Windows

                          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos