LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Além do Windows: Qualcomm prepara suporte do Linux ao processador Snapdragon X Elite

14 de maio de 2024 16

O Snapdragon X Elite é um novo processador para PC da Qualcomm, e embora seu nome seja frequentemente relacionado ao Windows 11, é esperado que o hardware seja adaptado para uma ampla variedade de plataformas. Nesta terça-feira (14), a fabricante divulgou alguns de seus avanços e metas para que o hardware seja suportado no Linux.

Em publicação no blog oficial para desenvolvedores, a Qualcomm destacou que o Snapdragon X Elite conta com várias funcionalidades já integradas ao projeto de código aberto do Linux — especificamente em suas versões 6.8 e 6.9. A empresa compartilhou também vários objetivos que pretende alcançar antes do final de 2024. Confira a seguir.

(Imagem: Reprodução)

Várias funções essenciais do kernel já estão habilitadas para o novo chip, como suporte para inicialização com UEFI, além de outros inicializadores, como GRUB e systemd. Dual boot também está disponível para que usuários executem instalações do Windows e Linux simultaneamente em seus notebooks equipados com Snapdragon X Elite.

Para as duas próximas atualizações da plataforma, a empresa planeja adicionar suporte para mais recursos do novo processador no Linux, incluindo funções relacionadas a bateria, câmera, vídeo, som, host de USB, eDP e GPU. O cronograma da empresa para os próximos seis meses de desenvolvimentos inclui também:

  • Adicionar decodificação de vídeo baseada em hardware de ponta a ponta às versões do Mozilla Firefox e Google Chrome para Linux;
  • Implementar da solução de câmera libcamera-SoftISP;
  • Otimizar o desempenho de CPU e GPU;
  • Otimizar a gestão de energia com Suspend/DCVS;
  • Tornar o firmware do processador disponível abertamente no Linux-firmware;
  • Conceder acesso a instaladores fáceis do Ubuntu e Debian.

A Qualcomm destaca que sempre focou em uma implementação rápida de suporte para Linux em todas as suas plataformas Snapdragon para PC, e o novo processador continua esse padrão para garantir que as distribuições possam ter todos os recursos de núcleo da plataforma devidamente utilizados pelo hardware.

O Linux já funciona no Snapdragon X Elite, no entanto, é fundamental ressaltar que a implementação do suporte ainda não está completa. Isso significa que várias funcionalidades do kernel podem apresentar bugs — isto é, caso sequer estejam disponíveis.

Você pretende adquirir um notebook com Snapdragon X Elite? Comente abaixo!

Veja mais!


16

Comentários

Além do Windows: Qualcomm prepara suporte do Linux ao processador Snapdragon X Elite
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos