Tech 27 Mai
A MSI apresentou um novo projeto interessante de placa de vídeo. Trata-se do modelo RTX 4090 Suprim Fuzion, que traz como principal destaque a implementação de um sistema de resfriamento líquido em sua estrutura, o que provavelmente pode resultar em melhor desempenho no quesito dissipação de calor.
Em geral, o componente vem com um radiador integrado em vez de um externo, como se costuma ver em projetos de GPU com esse sistema de refrigeração. A implementação dessa solução substitui a dos tradicionais heatsink, usados nos modelos comuns de placas de vídeo do mercado atual.
Outro detalhe interessante é a implementação de duas grandes ventoinhas na parte de cima da peça, que operam da mesma forma que ocorrem nas versões normais. Além disso, há uma saída de sair do radiador para ajudar a resfriar todos os componentes presentes no PCB embaixo da placa. A MSI optou por cobre para ter melhor dissipação do calor.
Segundo a própria MSI, essa solução adotada na RTX 4090 Suprim Fuzion faz com que ela tenha um desempenho 15% superior em comparação com os modelos tradicionais de placa de vídeo. Vale mencionar que essa GPU acabou ficando bem maior, ocupando quase cinco slots (especificamente 4,5).
Esse, inclusive, é um dos fatores que fazem com que essa placa não seja para todo tipo de público. Outro fator, provavelmente, será o preço, visto que ela deve ser comercializada por um preço bem superior ao da RTX 4090 tradicional, que já é um componente topo de linha e, portanto, de valor bem mais salgado em comparação com os demais.
Mais informações sobre a MSI RTX 4090 Suprim Fuzion devem ser reveladas em breve. Enquanto isso, veja os vazamentos recentes relacionados à RTX 5090 e o PC portátil anunciado pela ASUS com modelos da linha RTX 40.
Comentários