
Asus 16 Ago
02 de setembro de 2024 2
Tudo indica que a Qualcomm apresentará uma nova versão do Snapdragon X Plus durante a IFA 2024, que ocorre entre os dias 6 e 10 de setembro em Berlim, Alemanha. Após vários vazamentos nas últimas semanas darem uma ideia do que podemos esperar do modelo identificado pelo código X1P-42-100, o portao Wccftech conseguiu colocar as mãos em um notebook com o chip, sendo mais especificamente um ASUS ProArt PZ13 "HT5306QA_HT5306QA" já pronto para ser vendido.
Além de basicamente confirmar que teremos ao menos um laptop da ASUS com o novo Snapdragon X Plus, foi possível termos um panorama bem mais detalhado de como o componente se sai em vários testes de benchmark. E os resultados são mistos, podendo te animar ou não de acordo com suas expectativas.
Antes de seguirmos para os testes em si, vale repassar as especificações do novo Snapdragon X Plus, agora "confirmadas". O chip terá CPU com oito núcleos Oryon, sendo separados em dois clusters de quatro núcleos cada. Um traz núcleos com clock de até 3,24 GHz e outro até 3,42 GHz, e ainda são vistos 30 MB de cache total, sendo 12 MB de cache L2 em cada cluster da CPU.
Já na parte da GPU, é vista uma "Adreno X1-45" com clock de apenas 280 Mhz, contra 500 MHz da versão já lançada do X Plus. Isso justifica o poder computacional de somente 1,7 TFLOPS, bem abaixo dos 3,8 TFLOPS vistos nos demais Snapdragon X Series. A NPU, ao menos, é a mesma, com capacidade de processar 45 TOPS.
O chip segue sendo fabricado em processo de 4 nm, e o notebook da ASUS ainda oferece 16 GB de RAM do tipo LPDDR5X-8448, garantindo ótima performance no acesso aos dados.
Começando pela CPU, já era esperada uma queda na performance, já que temos dois núcleos a menos para lidar com as aplicações. Isso fez com que as pontuações no CineBench mostrassem uma redução marginal de 5% no single-core e mais notáveis 20% no multi-core, indicando que a diferença perceptível mesmo ficará no uso com vários núcleos trabalhando simultaneamente.
O mesmo é válido no Geekbench 6, onde o Snapdragon X Plus já conhecido (X1P-64-100) marca pontuações na casa dos 2.349 em single-core e 12.981 em multi-core, enquanto o dispositivo da ASUS com o X1P-42-100 alcançou 2.422 pontos com apenas um núcleo e 11.386 pontos com todos trabalhando ao mesmo tempo. Ou seja, aqui tivemos até uma ligeira vantagem no teste single-core, mas ainda com uma queda razoável no multi-core.
No benchmark do Blender, popular app de modelagem 3D, o Snapdragon X Plus octa-core foi capaz de concluir o teste em 2 minutos, 3 segundos e 48 milissegundos.
Com os resultados, o Snapdragon X Plus (X1P-42-100) se mostrou uma opção ainda bastante razoável, especialmente quando consideramos o possível consumo baixíssimo de energia, com TDP entre 10 e 20W. Os testes o colocam abaixo da versão já lançada, porém ainda sendo capaz de competir com chips como Ryzen 9 8945HS e Core Ultra 9 185H, inclusive sendo superior a elas em single-core e perdendo por pouca margem no multi-core.
Uma pena que o mesmo não possa ser dito sobre a GPU. Começando pelo 3D Mark, nos testes Time Spy e Steel Nomad o Snapdragon X Plus alcançou as pontuações totais de 1.025 e 1.159 pontos, respectivamente. A situação fica pior quando analisamos individualmente os resultados.
No Time Spy o chip foi capaz de marcar apenas 916 pontos quando considerada a pontuação gráfica, e 3.181 pontos na CPU. No Steel Nomad a pontuação gráfica foi de 1.159 pontos, com o Snapdragon X Plus sendo capaz de manter uma taxa de apenas 8,6 fps. Uma queda entre 40 e 50% em relação ao Snapdragon X Plus (X1P-64-100).
Como já era de se esperar, isso é traduzido na prática ao rodar o jogo Shadow of The Tomb Raider. Com as configurações no baixo, o jogo teve uma média de quadros por segundo de apenas 18 fps, baixando para 12 fps ao subir a qualidade para alta, em resolução Full HD 1080p. Outros chips da série Snapdragon X são capaz de rodar o jogo no alto com média de 33 fps.
Isso reforça que o novo Snapdragon X Plus será focado em computadores com Copilot+ bem mais acessíveis e sem tanta demanda por processamento, especialmente na parte gráfica, buscando ser uma opção interessante para quem quer um notebook com bateria de longa duração e que usará apenas para estudar ou trabalhar com edição de textos e navegação web.
A Qualcomm ainda não confirmou a data para o lançamento do novo Snapdragon X Plus. Caso o chip seja realmente anunciado na IFA 2024, vamos precisar esperar menos de uma semana para conhecer todos os detalhes a seu respeito.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários