Lançamentos 16 Mar
A Lenovo lançou no Brasil em março de 2023 o ThinkPad X13s. O notebook é voltado para o uso profissional e se destaca por vir com chip da Qualcomm, dentro da arquitetura Arm.
O que este laptop é capaz de entregar ao usuário? Quais são as principais características que o tipo de hardware permite para ele? O TudoCelular mostra em detalhes para você nesta análise.
Logo de cara, a primeira impressão desta máquina é o seu design compacto. Isso se traduz nas dimensões, com espessura de 13,4 mm, e no seu peso de apenas 1,06 kg. Uma boa pedida para quem deseja se deslocar com este laptop de casa para o trabalho e vice-versa, ou ainda para levar em alguma viagem.
A Lenovo também mostra a sua preocupação com a sustentabilidade neste modelo. A fabricante utilizou uma construção de 90% de magnésio reciclado no chassi, na cor preto trovão. O acabamento dele é todo fosco e não escorrega na mão. Ele também se mostra durável, graças à certificação militar de resistência.
Ele vem com um teclado retroiluminado e com resistência a derramamento de líquidos. Você vai encontrar o padrão ABNT2 completo, com direito ao botão dedicado ao ponto de interrogação e barra. Só que o tamanho das teclas e o local do Fn podem confundir na hora do uso e gerar dificuldade para quem estiver acostumado com outro layout.
No centro, aparece a famosa TrackPoint, presença garantida na linha ThinkPad, como alternativa para controlar o cursor. Mais abaixo, está o touchpad com um tamanho apenas mediano, porém com boa resposta. O componente tem os botões integrados na porção inferior, ou ainda teclas físicas logo acima.
Na lateral esquerda, estão presentes as duas únicas portas USB Tipo-C deste notebook. Já à direita, aparece a entrada combinada para fone de ouvido e microfone, além da gaveta removível com o slot para chip de operadora.
O espaço para cartão SIM serve para o acesso via 5G. O ThinkPad X13s te dá uma ferramenta para ajudar a fazer a conexão pela rede móvel sem grande dificuldade. Além dessa tecnologia, a Lenovo ainda colocou Wi-Fi de sexta geração e Bluetooth 5.2 neste modelo.
A caixa é compacta, para fazer jus ao notebook, e apenas traz o básico dos acessórios. Fora o laptop, você vai encontrar na embalagem somente os manuais de usuário, a fonte e o cabo de energia.
Este laptop conta com uma tela de 13,3 polegadas, do tipo WVA, que possibilita um amplo ângulo de visão sem que haja qualquer distorção de cores. Aqui sentimos isso mesmo com uma luminosidade baixa.
E por falar em luz, a máquina tem um nível de brilho de 300 nits, que pode ser baixo para os mais exigentes. Mesmo assim, você terá uma boa visibilidade mesmo contra a luz, já que este painel contém tratamento antirreflexo.
A Lenovo colocou uma resolução de 1920 x 1200 pixels, para alta definição de imagem, que fica ainda mais realçada em uma tela pequena. Pena que não há suporte à tecnologia Dolby Vision, para melhorar a exibição de streamings.
Também não espere encontrar no ThinkPad X13s uma fluidez acima da média. Este modelo possui uma taxa de atualização apenas de 60 Hz, o que limita a suavidade na navegação e em animações.
Ao menos, o áudio vai agradar o usuário. A fabricante inseriu um sistema Dolby Audio, composto por dois alto-falantes voltados para o usuário, cada um de um lado do teclado, na parte de cima da base.
A posição ajuda a tornar o som mais nítido, mesmo sem o notebook apresentar uma potência sonora tão alta. Ao menos, há um bom equilíbrio de frequências, para deixar a qualidade satisfatória. E se você quiser tornar o áudio mais encorpado, ainda tem compatibilidade com Dolby Atmos, com direito a equalizador completo.
Completa a parte multimídia a presença da webcam de 5 MP com obturador de privacidade eletrônico. Ela funciona tanto no reconhecimento facial para desbloquear o sistema, quanto para videoconferências em Full HD.
Ainda sobre as chamadas de vídeo, o portátil contém três microfones que agradam na qualidade de captação, com tecnologias eficientes para suprimir o ruído e cancelar o eco do seu ambiente.
Um dos principais destaques do ThinkPad X13s é vir equipado com a plataforma Snapdragon 8cx Gen 3 da Qualcomm. O processador é produzido na arquitetura Arm, responsável por dar o design compacto e leve ao notebook.
O conjunto de memórias é composto por até 32 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento em SSD PCIe Gen 4. O modelo que testamos chega com 16 GB de RAM e 512 GB de espaço interno, o suficiente para uma boa experiência multitarefas, sem ficar na mão na hora de salvar qualquer arquivo.
Notamos neste laptop uma ótima experiência para trabalho e uso básico. A inicialização é bastante rápida, assim como a abertura dos programas essenciais para o seu trabalho, como o navegador, o e-mail, o explorador de arquivos e o editor de documentos.
E o que temos em benchmarks? Assim como já vimos em outros modelos com chip Snapdragon, o PCMark 10 não suporta rodar nesta arquitetura. Já o 3DMark executa o Wild Life Extreme no lugar do TimeSpy. Aqui tivemos uma pontuação de 2.685 pontos, o que coloca o Snapdragon 8cx Gen 3 bem acima do que já vimos nos quase 300 pontos do Snapdragon 7c Gen 2.
Será que a GPU Adreno é capaz de rodar jogos? Não parece ser o caso. Fomos testar o título leve Fall Guys, só que ele mostrou incompatibilidade com o tipo de hardware e não abriu.
Já Counter Strike 2 até chega a ser executado, porém com alguns erros gráficos visíveis, travamentos e uma taxa de quadros que não passa da faixa dos 20 fps.
O X13s sai da caixa com o Windows 11 Pro instalado de fábrica. Esta versão do sistema operacional da Microsoft foca em profissionais com recursos adicionais de segurança e acesso a máquinas virtuais.
De ferramentas próprias da Lenovo, encontramos apenas o Commercial Vantage, um programa que permite gerenciar o hardware, checar o consumo de energia e customizar as funções ocultas do teclado. Bastante útil para você personalizar a sua experiência com a máquina.
A Lenovo inseriu uma bateria com capacidade de 49,5 Wh. De acordo com a empresa, o ThinkPad X13s tem uma autonomia de fábrica que pode chegar até 28 horas ligado. E o que tivemos na prática?
Fizemos os nossos testes padronizados de um dia de trabalho. Usamos alternadamente a navegação no Edge, a edição de documentos no Word e mensagens via Telegram. Como resultado, tivemos um total de 16 horas exatas de duração. Apesar de não chegar no tempo prometido, o tempo é bastante acima da média para a categoria, graças ao chip Snapdragon.
A companhia manda um adaptador de tomada com potência de 65 W. O carregamento é realizado por meio da primeira porta USB-C que fica no lado esquerdo do laptop. E o que temos de demora?
Fizemos nosso teste e vimos o notebook completar o processo em 2 horas e 20 minutos. Apesar de não ser um tempo pequeno para voltar aos 100%, o intervalo é justificado pela autonomia gigante que a máquina oferece.
O Lenovo ThinkPad X13s é voltado para quem deseja um laptop para trabalhar que tenha um corpo premium, compacto e leve, para facilitar na hora do transporte, e com uma bateria de longa duração, que não deixa na mão em momento algum.
Tudo isso é possível graças à arquitetura Arm do seu processador. O Snapdragon 8cx Gen 3 mostrou oferecer um bom desempenho para tarefas básicas e um conjunto de memórias que não vai fazer a sua máquina travar durante algum trabalho importante. Sem falar no suporte à rede móvel 5G, para manter você conectado em qualquer lugar.
Também precisamos destacar a parte multimídia deste notebook, com uma tela de alta qualidade mesmo pequena, um som equilibrado e com potência decente, além da webcam e dos microfones integrados que fornecem uma experiência satisfatória em videoconferências.
Entre os pontos negativos, o teclado é um desafio de início, mas compensa pela presença do ThinkPoint. Sentimos falta de mais portas USB, para conseguir conectar mais dispositivos externos. O Dolby Vision também cairia bem neste modelo e poderia melhorar a reprodução de streamings compatíveis, assim com uma taxa de atualização superior.
As limitações da GPU se tratam de outro obstáculo dele, o que pode impedir a realização de tarefas um pouco mais complexas. Fora que mesmo jogos leves podem não rodar aqui, seja pela falta de estrutura do hardware, ou pela ausência de compatibilidade com Arm.
A Lenovo lançou o ThinkPad X13s no Brasil pelo preço sugerido de R$ 10.930 e não pode ser encontrado por menos de R$ 10.000. Nessa faixa de valor, o que temos de alternativa no mercado nacional?
Uma opção do mesmo valor é partir para um Macbook Air com chip M2. O laptop da Qualcomm também oferece bateria de longa duração e um corpo compacto e leve. O seu hardware permite tarefas mais pesadas, como edição de vídeo, mas o sistema dele pode ter incompatibilidade com algumas ferramentas.
O que mais chamou a sua atenção no ThinkPad X13s? Acredita que a arquitetura Arm é a melhor opção para notebooks profissionais? Pode falar tudo para a gente aí no espaço abaixo.
Comentários