Economia e mercado 11 Set
Anunciado em um evento técnico que ocorreu ontem (10/09), o PS5 Pro dividiu muitas opiniões devido ao exorbitante preço que acompanhará o novo lançamento inicialmente. O preço foi uma verdadeira surpresa, mas, além dele, outra coisa que chamou atenção foi o seu ray tracing, que por sua vez já estava mencionado em vazamentos anteriores.
Em uma entrevista concedida ao CNET, Mark Cerny, arquiteto-chefe de sistemas do PS5 Pro e responsável pela apresentação técnica de ontem, comentou que a Sony ajudou a impulsionar o desenvolvimento dos recursos avançados presentes no Advanced Ray Tracing da AMD.
Cerny se mostrou feliz da empresa ter ajudado no desenvolvimento da tecnologia e “se gabou” de que é algo que ainda não está disponível nas placas de vídeo:
O PS5 Pro usa os novos conjuntos de recursos avançados de ray tracing que a AMD criou como o próximo passo em sua arquitetura de roteiro. Mas se você olhar ao redor, não há outras GPUs AMD que o usem ainda. Nós motivamos o desenvolvimento, e estou muito feliz por termos feito isso -- a resposta dos desenvolvedores tem sido extraordinariamente ótima.
Assim como previsto pelo canal “Moore’s Law Is Dead” do YouTube, que teve acesso a um documento vazado em março deste ano, o Advanced Ray Tracing do PlayStation 5 Pro será, de fato, duas ou até três vezes mais rápido que a tecnologia RT presente no console padrão.
Adicionamos um ray tracing ainda mais poderoso que fornece reflexão e refração de luz mais dinâmicas. Isso permite que os raios sejam lançados em velocidades duplas, e às vezes triplas, das do console PS5 atual.
Vale destacar que a GPU do PS5 Pro é baseada originalmente na atual arquitetura RDNA 3 da AMD, mas, ao que tudo indica, veremos já em novembro (época de lançamento do novo console) algumas das várias melhorias para ray tracing que chegarão apenas no ano que vem por meio das GPUs para desktop com RDNA 4 da AMD.
Entre as melhorias citadas, teremos otimização de Ray Tracing Tri-Pair, melhoria da footprint BVH (hierarquia de volume delimitadora) e muito mais. Não assistiu ao evento de ontem? Sem problema, confira tudo o que foi anunciado com o PlayStation 5 Pro.
Comentários