LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

PS5 Pro pode ter RAM mais rápida, CPU Zen 2, GPU RDNA 3 e upscaling nativo para 4K

30 de março de 2024 35

Atualização (30/03/2024) - FM

O PlayStation 5 Pro pode ser lançado em breve como uma versão mais poderosa do console de jogos da Sony. Vazamentos já revelaram os supostos planos da fabricante para aumentar o desempenho da plataforma, incluindo um recurso de upscaling nativo chamado de PSSR, e agora, uma nova reportagem divulgou mais informações sobre essa tecnologia.

Especula-se que o PSSR será capaz de fazer upscaling para até 4K @ 60 FPS, aprimorando a qualidade de imagem e fluidez dos jogos. Segundo documentos acessados pelo Insider Gaming na sexta-feira (29), um dos fatores que contribuirá para esse recurso é a memória RAM até 28% mais rápida que a geração anterior.

(Imagem: Reprodução)

Os documentos vazados não revelam detalhes sobre a mudança no sistema de memória do console, contudo, é informado que o PSSR também será impulsionado por uma GPU supostamente baseada na arquitetura RDNA 3 da AMD e uma CPU Zen 2 até 45% mais rápida graças a uma nova litografia de 4 nanômetros.

O site acrescenta que a Sony está preparando uma certificação para jogos que atendem a três requisitos no PlayStation 5 Pro:

  • Suporte para PSSR com upscaling para 4K
  • Taxa constante de 60 FPS
  • Efeitos de ray tracing

Jogos que oferecem esses recursos receberiam uma certificação batizada de “Trinity Enhanced” ou “PS5 Pro Enhanced”. Cabe lembrar que o console da geração anterior, o PlayStation 4 Pro, também contava com uma etiqueta “PS4 Pro Enhanced” que certificava os games otimizados para extrair o máximo de desempenho do hardware.

O PlayStation 5 Pro é um dos lançamentos mais aguardados do ano. Rumores sugerem que a nova versão do console de jogos da Sony será lançada no segundo semestre de 2024, servindo como uma atualização intermediária entre o PlayStation 5 e o PlayStation 6, que não deve chegar ao mercado antes de 2027.

Atualização (28/03/2024) - RS

PS5 Pro terá CPU Zen 2 mais eficiente e recurso de upscaling desenvolvido pela Sony

O PlayStation 5 Pro pode ser lançado esse ano e os rumores não param de surgir. De acordo com informações do canal Moore’s Law is Dead, o novo console da Sony será lançado com diversas melhorias na parte de processamento, além de usar um recurso de upscaling que não deriva do FSR 4 da AMD.

Para começar, vale mencionar que o equipamento chegará ao mercado com uma CPU de arquitetura Zen 2, fabricada por meio de um processo de 4nm. Além disso, o componente tende a ser mais denso em comparação com o chip da versão base, o que resultará em melhorias como menor consumo energético.

Não apenas isso, como esse item fará com que o PS5 Pro tenha um melhor custo por eficiência energética, além de ter uma estrutura menor. Ou seja, a tendência é que o novo produto da Sony tenha um tamanho ainda menor em do que o modelo Slim, lançado por ela no ano passado, tendo o seu primeiro pack nas lojas brasileiras a partir desta semana.

Outro detalhe importante é em relação à tecnologia de upscaling que o console utilizará. Nesse caso, ela não tem nada a ver com o FSR 4 desenvolvido pela AMD e será uma solução desenvolvida completamente pela Sony (PlayStation Spectral Super Resolution). Portanto, pode ser que algo interessante seja implementado no dispositivo de meia geração da fabricante japonesa.

Especula-se que a nova variante do PS5 seja lançada até o final deste ano, ainda sem uma data específica. O preço, por sua vez, é especulado na faixa de US$ 500, o que é equivalente a R$ 2.501 na cotação atual.

Atualização (20/03/2024) - FM

O PlayStation 5 Pro é objeto de especulação há anos, mas analistas acreditam que a tão esperada nova versão do console de jogos da Sony pode finalmente chegar ao mercado em 2024. Na terça-feira (19), especialistas debateram sobre algumas informações descobertas em um documento vazado que expôs possíveis detalhes do dispositivo.

Uma análise dos entusiastas do ramo divulgada pelo Digital Foundry abordou temas como o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), uma nova tecnologia de upscaling proprietária da Sony para o PlayStation 5 Pro, que seria capaz de aumentar a resolução de jogos usando inteligência artificial para até 8K @ 30 FPS.

(Imagem: Reprodução)

Segundo os especialistas, o PSSR deve ocupar cerca de apenas 250 MB na memória do sistema do PlayStation 5 Pro. Considerando que o recurso utilizará uma IA previamente treinada com parâmetros gráficos, é possível que seja compatível com qualquer jogo.

“A Sony diz que o PSSR tem uma pegada de memória de 250 MB, mas curiosamente, as divulgações da comunidade de desenvolvedores revelam que a técnica pode ser retrocompatível com qualquer jogo existente”, diz o artigo do Digital Foundry.

Também é falado em um potencial aumento da memória do sistema para jogos. Especula-se que o PlayStation 5 Pro tenha 13,7 GB disponível — 1,2 GB a mais que o PlayStation 5, que disponibiliza apenas 12,5 GB para rodar os jogos.

Além do PSSR, o aumento de memória pode estar relacionado ao aumento do poder de processamento em ray tracing — um mecanismo que possui forte pegada na memória de vídeo. Segundo o documento vazado da Sony, o PlayStation 5 Pro pode ser até 3 vezes mais poderoso em traçado de raio, se comparado ao PlayStation 5.

O processador central do console deve continuar baseada na arquitetura Zen 2 da AMD, mas com um potencial aumento de 10% na velocidade de clock, que permitiria acelerar tarefas específicas que demandam trabalho da CPU.

A Sony ainda não confirmou as informações vazadas no documento, portanto, qualquer informação sobre do PlayStation 5 Pro deve ser interpretada no campo de rumores até seu lançamento que, também segundo especulações, ocorrerá no segundo semestre de 2024.

Atualização (18/03/2024) - RS

PS5 Pro terá CPU 10% mais rápida e melhorias no Ray Tracing, segundo relatório

Novas informações sobre a versão Pro do PlayStation 5 foram reveladas. Segundo um relatório publicado por Insider Gaming, o novo console da Sony será lançado com acréscimo de desempenho em CPU, GPU e também nas velocidades das memórias do sistema do equipamento, bem como uma nova arquitetura que deve influenciar no desempenho de Ray Tracing.

Para começar, especula-se que o PS5 Pro tenha um chip de processamento que trabalhe em frequências de 3,85 GHz, o que significa uma melhoria de 10% em termos de performance. Do mesmo modo, as memórias de sistemas terão um boost de 28% em comparação com a versão tradicional do console, indo de 448 GB/s para 576 GB/s.

Vale mencionar também que o aparelho terá 30 WGPs, executando shaders especializados BVH8, sendo um aumento em comparação com os 18WPGs BVH4 do modelo base. Em outras palavras, isso confirma que o o PS5 terá uma engine de Ray Tracing com tecnologia RDNA 4 e a nova arquitetura promete o dobro de taxa de transferência por ciclo do recurso.

Com isso, espera-se que o desempenho de Ray Tracing do PlayStation 5 Pro tenha um upgrade considerável em comparação com a variante base. Ao levar em conta esses detalhes e as melhorias mais tímidas no processador, especula-se que o novo console da Sony chegue com uso maior de IA e Ray Tracing.



O modelo tem lançamento especulado ainda para 2024. Portanto, vamos ficar de olho em caso de revelação de mais detalhes sobre futuro equipamento da Sony. Por fim, confira os detalhes sobre o rumor que menciona a possibilidade de o console rodar jogos em 4K a 120 FPS.

Matéria Original (15/03/2024)

O PlayStation 5 Pro é uma nuvem que paira há anos sobre os fãs do console da Sony, mas segundo analistas, a nova versão do modelo pode finalmente chegar ao mercado no segundo semestre de 2024. Nesta sexta-feira (15), possíveis detalhes de seu desempenho foram revelados em um vídeo publicado pelo famoso vazador Moore's Law Is Dead.

Um suposto documento vazado afirma que o PS5 Pro será equipado com três recursos essenciais que deverão garantir seu salto de desempenho em comparação com o PS5, tais que incluem um chip gráfico maior e com memória de sistema mais rápida, melhor arquitetura de ray tracing e uma nova arquitetura de aprendizado de máquina.


A GPU maior, aliada à memória mais rápida, deve permitir que o novo console seja 45% mais rápido em renderização, se comparado ao PlayStation 5. Alguns acreditam que esse chip gráfico será atualizado para a arquitetura RDNA 3 da AMD, enquanto a CPU seguiria baseada em Zen 2, mas possivelmente com uma atualização para litografia de 4 nanômetros.

O vazamento comenta também sobre uma nova arquitetura de traçado de raio que chegará com o PS5 Pro. Segundo fontes relacionadas ao assunto, o modelo pode ser 3 vezes mais poderoso em ray tracing que o PS5, mas testes internos mostraram que essa nova arquitetura pode alcançar até 4 vezes mais desempenho que o console atual.

Finalmente, uma nova arquitetura proprietária de aprendizado de máquina promete suportar até 300 TOPS em computação de 8 bits e 67 TFLOPS em 16 bits. Essa tecnologia deve alimentar o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), um algoritmo de upscaling e suavização de contornos similar ao DLSS da NVIDIA.

Ainda segundo o documento vazado, o PSSR utilizará a capacidade elevada em machine learning do PS5 Pro para executar processamento de superamostragem em dados de entrada e gerar buffer de cores em resolução até o 4K. No entanto, há planos para atualização que introduzirão suporte a resolução de até 8K.

(Imagem: Reprodução)

A tecnologia utilizará parâmetros gráficos pré-treinados, portanto, não exigirá treinamento por jogo — o que está alinhado com a suposta meta da Sony em garantir que o PlayStation 5 Pro seja uma plataforma “amigável” para desenvolvedores.

O PSSR deve utilizar cerca de apenas 250 MB de memória e levar em torno de 2 milissegundos para aumentar uma imagem em Full HD (1080p) para 4K (2160p). Com isso, a gigante japonesa estará preparando o terreno para os jogos da futura geração, como GTA VI.

A Sony ainda não confirmou as informações vazadas, portanto, qualquer informação acerca do PlayStation 5 Pro deve ser interpretada no campo de especulações até seu suposto lançamento no segundo semestre de 2024.

Veja mais!


35

Comentários

PS5 Pro pode ter RAM mais rápida, CPU Zen 2, GPU RDNA 3 e upscaling nativo para 4K
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista