Feiras e eventos 05 Set
O chip Intel Core Ultra 7 258V passou por testes de benchmark e foi comparado ao modelo Ryzen Z1 Extreme, da AMD. A plataforma onde os chips foram avaliados é a Ashes of the Singularity e os resultados foram interessantes, com vantagem para o modelo da Intel, mas tem um porém.
No caso, o detalhe é que o chip foi testado com 32GB de memória RAM, enquanto o modelo da AMD possui apenas 12GB no quesito. Nesse cenário, o componente da fabricante vermelha conseguiu ter um desempenho que chama a atenção, ficando próximo do rival em GPU, apesar da desvantagem em CPU.
Esse cenário, no entanto, acabou se invertendo com os resultados de um chip Ryzen Z1 Extreme testado em um setup com mais memória RAM (16GB). Dessa forma, ele passou a ter vantagem sobre o Intel Core Ultra 7 258V no quesito CPU, além de também ter exibido uma média de quadros maior.
Para se ter uma ideia, a performance do modelo foi 11,3% melhor, entregando em torno de 7,5 quadros a mais em comparação com o Core Ultra. A vantagem seguiu ao levar em conta os gráficos da placa integrada Radeon com arquitetura RDNA 3. Os dispositivos em que esses componentes estavam rodando não foram revelados.
Mesmo assim, como o Core Ultra 7 258V é um modelo feito para notebooks, estava provavelmente equipado a um aparelho desta categoria. O mesmo pode-se dizer sobre o Ryzen Z1 Extreme, desenvolvido para consoles portáteis. Então, o feito se torna ainda mais impressionante, já que o projeto desses dispositivos é ainda menor em comparação com laptops.
Ainda sobre os chips Intel: veja as especificações da linha Core Ultra 200 vazadas e as informações sobre a série Core Ultra 300, que deve ser lançada em 2025.
Comentários