
Lançamentos 10 Out
21 de outubro de 2024 0
Quando o assunto são party games eletrônicos, a franquia Mario Party é um dos principais nomes que os jogadores pensam. O elenco traz personagens icônicos da Nintendo em minijogos criativos e competitivos, com um legado de quase três décadas de diversão para diferentes gerações.
O último jogo da franquia foi Mario Party Superstars, lançado em 2021 para o Nintendo Switch. Apesar de trazer a dose característica de diversão da série e fazer uma amálgama de jogos anteriores, uma parcela dos jogadores ficou incomodada com a falta de novidades.
Três anos depois, Super Mario Party Jamboree chega ao Nintendo Switch como um dos títulos mais ambiciosos da franquia e reúne o maior número de minijogos, tabuleiros, personagens e modos, além de boas novidades para manter a sua comunidade engajada e trazer novos jogadores. Será que essa é a melhor escolha para a sua festa? Confira em nossa análise!
Super Mario Party Jamboree não traz um modo de história, mas isso não é um problema. A proposta do título é ser um party game, com sua família e amigos reunidos para uma noite de jogos regada a gargalhadas e diversão. Justamente por essa questão, não faz sentido que haja uma narrativa convencional.
Ao iniciar o party game, você precisará definir quantos jogadores irão participar da sessão e escolher entre 22 personagens do universo de Mario. Há velhos conhecidos, como Toad e Yoshi, mas também novos rostos da série, como Pauline e Ninji.
Após essas etapas, você estará na praça principal, que serve como um hub central com opções como seleção de modos, a loja de cartões para criar um próprio e trocar como outros jogadores como forma de fazer amizade, a loja de música e estatísticas de outros usuários no mundo todo.
O clássico modo Marty Party é a experiência completa da série para quatro pessoas. Entretanto, caso a sua turma tenha um número inferior ao ideal, é possível escolher oponentes controlados pela CPU ou outros jogadores online.
Caso você queira jogar sozinho, a Nintendo trouxe um modo chamado Jornada das Tarefas e possui uma limitação incômoda do progresso ficar preso ao personagem escolhido. Aqui, o objetivo é completar minijogos, acumular miniestrelas e realizar tarefas para personagens localizados no mapa, além de permitir que você ande pelos tabuleiros do modo clássico.
Apesar de ser inicialmente empolgante, ele fica repetitivo depois da metade. Caso você tenha jogado Mario Party antes com outros jogadores, perceberá que boa parte da graça é a interação com outros humanos, algo que não é possível aqui. De qualquer forma, consegue entreter por algumas horas.
Nas novidades, o party game traz sete tabuleiros divididos por dificuldades, com cinco novos. Os clássicos são Povoado Faroeste e Castelo Arco-Íris do Mario, que irão reviver boas memórias nos jogadores que experimentaram títulos antigos da série.
Além disso, jogadores veteranos que desejam uma experiência mais desafiadora, podem optar pelo modo Pro, que possui o seu conjunto de regras específico, como número de rodadas maior, itens mais escassos e penalidades mais duras.
Como o nome sugere, ele deve ser escolhido apenas por quem está familiarizado com Mario Party, mas chega também como uma opção para não quer depender apenas da aleatoriedade dos testes e sim da habilidade pura. Ou seja, não vale falar que o oponente ganhou apenas porque teve sorte.
Em mecânicas novas, o party game reutiliza o conceito de duplas de Super Mario Party, mas com mudanças interessantes. Aqui, um personagem aleatório surgirá no tabuleiro e os participantes terão três rodadas para chegar até ele. Entretanto, para escolhê-lo, todos precisarão participar de um minijogo competitivo para decidir quem ficará com ele.
Ao conseguir a dupla Jamboree, o jogador terá um aliado por três rodadas que permite coletar itens em dobro e dá bônus bem-vindos. Por exemplo, Mario permite rolar outro dado com valores altos que permite maior locomoção no tabuleiro e facilita atingir a tão desejada estrela.
Entretanto, o jogador precisará ficar atento porque se um oponente passar pela sua casa, irá carregar a sua dupla Jamboree com ele. Essa ideia simples garante uma boa dose de competitividade e gargalhadas, a essência de um bom party game.
Por anos, os minijogos de Mario Party são considerados uma das melhores formas de diversão em grupo. Caso você não seja disposto a participar de uma partida completa de tabuleiro, Jamboree traz uma excelente opção.
Na Marina dos Minijogos, os jogadores poderão escolher entre um modo livre com todos os minijogos do título, o desafio diário com uma seleção que muda constantemente, disputas para duplas, sobrevivência para ver quem será o último de pé e o meu favorito, por desafios. Aqui, o objetivo é participar por uma bateria de jogos e quem tiver mais moedas no final, será eleito o campeão.
Super Mario Party Jamboree vai além do modo clássico e traz novos jogos que utilizam a movimentação dos Joy-Cons para entregar uma experiência diferente, como Cozinha Rítmica, a Fábrica do Toad e Aventuras Áreas.
Cozinha Rítmica lembra os estágios musicais de Super Mario Party, mas para quatro pessoas. Ele é uma boa alternativa para quem não quer uma partida longa de tabuleiro ou deseja algo bem simples. Sabe aquele seu amigo ou familiar que nunca tocou em um videogame na vida? Essa é a modalidade perfeita para ele!
Fábrica do Toad é um modo que exige mais destreza e um pouco de paciência. Aqui, o Joy-Con é utilizado para operar uma máquina e levar a bola até um cano enquanto movimenta peças coloridas, mas será necessário trabalho em equipe para cumprir o objetivo.
Quem estiver com o treino de musculação em dia, irá se divertir com as Aventuras Áreas. A modalidade em dupla utiliza dois Joy-Cons para os jogadores controlarem Mario e Luigi enquanto voam.
Como exige mais da parte física, não é o modo mais divertido para os sedentários. Caso queira encarar o desafio, há um modo para voar livremente para o cenário, um em dupla para realizar tarefas e um competitivo para coletar itens, que permite “passar a perna” no seu oponente, como você espera de Mario Party.
Apesar de trazer muitas opções para multiplayer local, Super Mario Party Jamboree traz dois modos pensados para jogar online, sem cooperativo local. Eles são inspirados no vilão do encanador e intitulados Bowserathlon e Brigada Anti-Bowser.
Em Bowserathlon, vinte jogadores precisão coletar moedas em minijogos para fugir do temido Bowser enquanto avançam por casas. A dificuldade aumenta progressivamente e quem falhar, volta diversas casas. Após três minijogos, o vilão irá desafiar os participantes para uma batalha de sobrevivência.
O segundo modo Brigada Anti-Bowser é voltado para oito jogadores e foco no cooperativo. Aqui, será necessário quebrar caixas para obter bombas e colocá-las em um canhão para destruir o Bowser Impostor, enquanto alguns obstáculos aparecerão para atrapalhar a missão.
Super Mario Party Jamboree não traz um avanço gráfico significativo em relação ao seu antecessor, mas isso não é necessariamente um problema, principalmente quando levamos em conta o poder limitado do Nintendo Switch, que chega ao final de seu ciclo de vida.
No geral, o game entrega visuais decentes no estilo da Nintendo, com personagens e cenários detalhados, boas animações e tudo muito colorido. Ao contrário de alguns títulos recentes, como The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, Super Mario Party Jamboree possui desempenho estável, sem quedas de FPS consideráveis, mesmo nos minijogos mais agitados.
Super Mario Party foi traduzido para português brasileiro. Aqui, o sucessor repete a fórmula e traz também dublagem. Entretanto, ela fica restrita a algumas falas do narrador, já que os personagens em si fazem apenas barulhos. Mesmo assim, a Nintendo merece ser elogiada por olhar para o nosso país depois de tantos títulos sem sequer legendas em nosso idioma.
Na parte de problemas, Super Mario Party Jamboree incomoda quando o jogador precisa participar de minijogos com a IA como dupla. Joguei uma partida localmente com um parceiro humano e outros dois controlados pela máquina. Em determinados momentos, precisamos fazer parcerias com a CPU em partidas 2 vs 2.
Um deles envolvia em controlar um trator, com um jogador responsável se o veículo ia para frente ou para trás, enquanto outro ficava com direita ou esquerda. Em diversas seções, a IA sofria uma espécie de “apagão” e permanecia imóvel, sem tirar o veículo do lugar. Isso se repetiu outras vezes, com o outro jogador humano também frustrado pelo desempenho de seu parceiro controlado pela máquina.
Super Mario Party Jamboree é o melhor jogo da franquia por uma série de fatores. O mais importante é por não esquecer a sua essência de divertir grupos de pessoas, mesmo que elas não sejam gamers.
Outro ponto positivo é que a Nintendo não teve medo de trazer novidades, algo que a comunidade pede há tempos. Ao ouvir a feedback, a japonesa entrega o jogo mais robusto e divertido da série desde o seu nascimento em 1998. Resumidamente, esse é o título que não pode faltar na prateleira de quem quer agitar qualquer festa.
Super Mario Party Jamboree já está disponível para Nintendo Switch. Ele pode ser adquirido na eShop por R$ 299.
Com jogabilidade divertida, variada e boas novidades, o jogo entrega uma experiência viciante tanto para fãs da série quanto novatos, só falta a CPU colaborar nos jogos de dupla.
O jogo não tem uma narrativa convencional, mas há um modo para um jogador que diverte por um tempo, mas fica repetitivo na segunda metade.
Os visuais são bonitos e coloridos, bem característicos dos jogos da Nintendo, dentro das limitações do Switch.
Além de uma excelente dublagem em português, o jogo traz faixas animadas e memoráveis que embalam as jogatinas.
Com minigames viciantes, modos criativos, mecânicas interessantes, o jogo entrega horas de diversão em qualquer festa.
Super Mario Party Jamboree é o melhor jogo da série e acerta ao trazer boas novidades sem mexer na essência, entregando a experiência mais robusta e completa da franquia até o momento
O TudoCelular agradece a Nintendo por ceder uma cópia de Super Mario Party Jamboree no Nintendo Switch para esta análise!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários