LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Núcleos Oryon do Snapdragon têm "1% ou menos" de tecnologia da ARM, afirma Nuvia

18 de dezembro de 2024 11

Desde o anúncio de seus núcleos Oryon para smartphones com o Snapdragon 8 Elite que a Qualcomm vem enfrentando duras críticas da ARM, chegando ao ponto de ser travada uma batalha judicial sobre o uso de tecnologias supostamente proprietárias da ARM nos chips Qualcomm que herdam tecnologia da Nuvia. O julgamento sobre o caso teve início nesta segunda-feira (17), e pelo visto nenhum dos lados irá ceder.

Durante a sessão desta terça-feira (18), os advogados de Qualcomm e ARM questionaram Gerard Williams, engenheiro que trabalhou na Apple com os chips M1 e posteriormente fundou a Nuvia, empresa comprada pela Qualcomm por 1,4 bilhão de dólares em 2021. A grande pergunta que todos querem resposta é: o quão importante foram os núcleos ARM no projeto da Nuvia. E, pelo visto, não muito.

Gerard Williams afirmou que "1% ou menos" do design final dos chips Nuvia tinha alguma tecnologia da ARM, sendo apenas baseados nas instruções ARMv8, mas sem ligação com os núcleos próprios da ARM como feito pela Qualcomm até então, onde eram usados Cortex-X e Cortex-A na base de seus núcleos Kryo. A grande questão é que o contrato da ARM aparentemente dizia que "qualquer tecnologia derivada" ou "modificações" feitas em seu design já configurariam o pagamento de royalties.

Para entender a questão, precisamos voltar um pouco no tempo, indo a 2019. Na fundação da Nuvia, foram assinadas duas licenças com a ARM, sendo um Contrato de Licença de Tecnologia (TLA) e um Contrato de Licença de Arquitetura (ALA). O primeiro seria focado em retrabalhar seus núcleos já existentes, enquanto o segundo focaria no desenho de núcleos customizados.

Núcleos Oryon estreados no Snapdragon X Elite foram o estopim de guerra entre Qualcomm e Nuvia

Como o foco dos engenheiros era em projetar designs próprios, eles apenas estudaram os componentes da ARM, mas sem usar — ou usando bem pouco — de seu design. Com isso, os chips da Nuvia foram projetados usando as instruções ARMv8, mas todo o design dos chips foi totalmente criado por eles próprios, incluindo organização de cache, unidades de processamento, barramentos de comunicação e tudo mais. Ou seja, sem usar a parte dos Cortex que demandaria o pagamento de royalties.

Após a compra da Nuvia pela Qualcomm, a ARM procurou a empresa para renegociar os termos de seu contrato de licenciamento, algo que a Qualcomm se recusou a fazer por já estar coberta por seu próprio Contrato de Licença de Arquitetura, segundo ela. Isso deu início ao embate entre ambas, com a ARM chegando a dizer que a Qualcomm deveria "destruir os designs da Nuvia" antes da aquisição.

Do lado da Qualcomm, estima-se que cerca de 300 milhões de dólares são pagos à ARM por ano graças ao licenciamento dos núcleos Cortex — ainda usados como base para praticamente todo o portfólio de celulares, com exceção ao Snapdragon 8 Elite. Já a ARM afirma estar recebendo cerca de 50 milhões a menos por ano do que deveria — contando desde que a Qualcomm começou a usar os núcleos Oryon em seu Snapdragon X Elite, apresentado em outubro de 2023.

De uma forma ou de outra, é esperado que o julgamento tenha uma conclusão ainda esta semana, e o próprio CEO da Qualcomm Cristiano Amon sentará no banco das testemunhas para depor sobre o caso. Se o tribunal do júri dará ganho de causa para a ARM ou para a Qualcomm, só o tempo dirá, mas é possível que a relação entre ambas nunca mais seja a mesma, fazendo com que os núcleos Oryon passem a ser vistos em mais chips da linha Snapdragon em um futuro próximo.


11

Comentários

Núcleos Oryon do Snapdragon têm "1% ou menos" de tecnologia da ARM, afirma Nuvia
  • Na boa se fosse assim tão pouco 1% a Qualcomm teria feito sua própria arquitetura e não estaria usando ARM ainda, se quer usar precisa pagar eles compraram a Nuvia e não a ARM é muita sacanagem abrir um precedentes desses, n importa se estão desenhando os próprios núcleos.

      • Arquitetura doi da arm, mas arm fazem desenhos de chip para vander a qualcomm sempre compra esses desenhos para os Snapdragon da linha 8, agora com o 8 elite eles não compraram usaram o da nuvia, a parte de Arquitetura está certa só a arm está brigando pelo desenhos de como o chip e montado

          • Como na F1, 99.9% fora é 100% dentro, se você licenciar algo e usar só 0.1% o problema é seu, pegou a licença, derivou produtos, deve pagar.

            • Sair de ARM não é nem de longe vantagem, o custos são absurdos. Nem a própria Apple teve coragem de reinventar a roda do zero nos Soc "M"

                • Pq a Apple precisava de algo que desse um retorno financeiro rápido, e por isso ela optou por uma tecnologia de mercado, ou seja, uma tecnologia já consolidada, ao invés de criar algo do zero, que iria exigir longos anos de desenvolvimento e extensos testes e muitos bilhões de investimentos e sem ter certeza absoluta se teria ou não um retorno no futuro

                    • N valeria a pena investir pra começar do zero, as licenças da Arm são muito baratas, compensa bastante, e o contrato com a Apple é extremamente vantajoso e

                  • Acho justo fazerem um novo acordo, já que a nuvia foi abosorvida agora pela qualcomm

                      • ARM tem é inveja, chora todo ano por causa da Mali

                          • Qualcomm faz tudo melhor que a ARM! GPU nem se compara! Quero ver a ARM fazer doc próprio!!!

                            Android

                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                            Android

                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                            Especiais

                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                            Software

                            Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2