
Tech 16 Set
29 de dezembro de 2024 2
Lançado em meados de setembro de 2024, o Samsung Jet Bot Combo chegou ao Brasil com a promessa de fornecer um robô aspirador completo e com uma ampla capacidade de automatização.
Agora, temos aqui o produto para saber se é isso que ele entrega na prática. Quer saber todos os destaques dele? O TudoCelular mostra a você nesta análise completa.
O Jet Bot Combo está longe de ser o mais compacto dos robôs aspiradores, o que pode ser um problema para quem mora em um apartamento pequeno. Mas é nítido como o seu design fornece uma elegância e modernidade ao ambiente, mesmo sem qualquer apelo visual.
O conjunto vem em duas partes. Vamos falar primeiro sobre o próprio robô circular, que possui um diâmetro de aproximadamente 36 cm e uma altura de 10 cm, além de pesar 4,8 kg. Ele traz uma câmera principal na frente e duas de profundidade 3D em ambos os lados, para detectar os objetos próximos.
Em cima dele, há uma espécie de elevação oval onde fica o sensor Time of Flight, responsável por identificar distâncias, mas acaba por aumentar o topo do produto, o que pode dificultar a entrada por baixo de alguns móveis. Também aqui está a tampa superior, para ter acesso ao reservatório direto do dispositivo, e os dois botões de toque: um para iniciar ou pausar o funcionamento; outro para retornar à estação.
A porção inferior conta com três rodinhas responsáveis pelo deslocamento do aparelho. A parte de aspiração está colocada no centro, enquanto há apenas uma escova giratória para cantos nele. Já os mops são circulares e ficam localizados na traseira, presos por meio de encaixe magnético.
Agora, chegou o momento de falarmos sobre a estação de limpeza. Ela sozinha pesa 14 kg e, além de ter um tamanho considerável, ainda exige um raio que vai desde 50 cm nas laterais até 1 metro na frente, para dar espaço à locomoção do robô.
A estação possui na parte de trás um filtro protegido por uma tampa, uma alça de carregamento e a entrada de energia mais abaixo. Na parte superior, ficam três compartimentos. O central engloba 4 litros de água limpa, o da esquerda comporta quase a mesma capacidade de água suja, enquanto o da direita abriga o saco de pó de até 2,5 litros.
A embalagem traz não apenas o robô e a estação de limpeza, mas também um extensor de chão para o encaixe do Jet Bot, uma peça para colocar os mops durante a lavagem, uma escova para limpeza do compartimento interno e o cabo de energia.
Todo o gerenciamento do Jet Bot Combo pode ser feito por meio do aplicativo SmartThings da Samsung. Ele permite desde a configuração inicial até a utilização de recursos adicionais do que apenas iniciar a limpeza por meio do botão no robô.
Uma das funções iniciais consiste no mapeamento do ambiente. Ele utiliza as suas câmeras para criar uma espécie de planta da sua casa. Depois de pronta, é possível visualizar em 2D ou 3D, a depender da sua preferência. A estação de limpeza também fica localizada no mapa, para quando o robô retornar sozinho até o carregamento.
O app também permite criar divisões independentes, para identificar cada cômodo e fazer uma limpeza específica em cada ambiente. Além disso, não se preocupe caso haja alguma parte que você não queira que o robô passe, como uma área com objetos pequenos. Dá para definir zonas proibidas em pequenas partes da divisão, além de criar paredes virtuais.
Outra função do aplicativo está na seleção do tipo de funcionamento que você deseja do Jet Bot Combo. São três opções: aspirador e mop; somente aspirador; e apenas mop. Tudo vai depender do que você deseja para o momento.
Vale destacar que a Samsung também permite incorporar o robô aspirador na Alexa, caso você queira acionar a limpeza por meio de comandos de voz.
E como este dispositivo funciona na prática? Na função de aspirador, vimos que o poder de sucção dele é decente, mas esperávamos mais do que ele entrega. Mesmo capaz de sugar poeira simples, ele também exige a atenção do usuário com o que estiver no chão no caminho do aspirador, para que objetos pequenos não venham a danificar o produto.
Felizmente, este modelo detecta bem o tipo de superfície e pode ativar ou desativar alguma função sozinho, caso seja necessário. Mas notamos uma certa dificuldade quando a sujeira está mais para as bordas do robô. Como o rolo que aspira fica no centro, pode ser necessário deixar o Jet Bot passar mais de uma vez no mesmo local para conseguir limpar tudo.
Quando colocamos o modo do mop, você terá de esperar alguns minutos até que a estação passe a água limpa para o robô. Fora a lavagem dos esfregões depois de alguns minutos. Em uma hora nessa tarefa, vimos isso se repetir por três vezes. Nada que seja um incômodo. Pelo contrário, já que todo o processo é feito de forma automática.
Ele tem um processo de esfregar de maneira eficiente para deixar o seu chão brilhando. Apenas em alguns momentos específicos, percebemos uma umidade um pouco maior no piso. Mas poucos minutos devem ser suficientes para secar sozinho.
Existe apenas uma escova giratória à direita da câmera central, algo que impede o robô aspirador de varrer os cantos que ficam à sua esquerda. Ela funciona bem quando o rodapé está do lado certo, mas pode acumular muitos cabelos ao longo do processo.
A estação é uma grande facilidade para manter o robô sempre limpo e abastecido. Além do espaço que ocupa, o único problema dela está no ruído que faz para a transferência da água e do pó. Portanto, vale evitar o uso durante a noite, se você mora em condomínios.
A Samsung inseriu neste robô aspirador uma bateria com uma autonomia máxima prometida de 180 minutos, o que equivale a três horas de utilização constante. O que tivemos na prática?
Testamos uma hora com o modo de apenas aspirar e tivemos uma queda de 35% de carga, o que mostra chegar próximo ao tempo garantido pela fabricante. Só que no restante da limpeza, ativamos o modo híbrido para aspirar e limpar ao mesmo tempo. Assim, tivemos mais 1 hora e 18 minutos de funcionamento, o que totaliza uma duração de quase 2 horas e 20 minutos.
Ao chegar a 10% de bateria, o robô já se transporta sozinho para a estação de limpeza, a fim de realizar o processo de lavagem dos mops. O carregamento se inicia apenas durante a secagem, com cerca de 5% de bateria.
Ao contar a partir de então, tivemos um intervalo total de 2 horas e 45 minutos até completar todo o processo e retornar aos 100%. Um tempo bem menor que as 5 horas informadas oficialmente pela coreana.
O Samsung Jet Bot Combo se mostrou um produto bem completo para quem deseja automatização na limpeza da sua casa. Ele consegue fazer uma faxina completa no chão ou no tapete de maneira eficiente e inteligente.
Os sensores dele funcionam bem para detectar o tipo de superfície, além da possibilidade de combinar o aspirador com os mops. A configuração é simples pelo SmartThings e permite a você configurar os espaços na hora de escolher o local de funcionamento e determinar algumas limitações para a atuação do robô.
A utilização do mop se trata do grande destaque deste produto, por limpar de forma eficiente e sem deixar o piso completamente molhado. Sem falar na estação de limpeza que faz toda a manutenção sem você ter que abrir os compartimentos internos para limpar manualmente.
Mas não são apenas pontos positivos que encontramos nele. Entre os negativos, está a sucção do aspirador, que pode ser insuficiente especialmente para sujeitas que passam na borda do produto. Este também não é o mais indicado para quem mora em locais pequenos, pelo espaço que ocupa o conjunto completo.
A Samsung lançou o Jet Bot Combo no Brasil pela loja oficial da marca, por um preço sugerido de aproximadamente R$ 13.000. Um valor que ainda não baixou no mercado atual. E quais alternativas encontramos na concorrência?
Uma das principais opções no varejo nacional é o Roomba Combo J7+. O modelo da iRobot custa a metade do dispositivo da Samsung e traz uma estação de limpeza, ainda que não tão completa. Ele vem com um pano que não é tão eficiente quanto os mops do Jet Bot Combo, mas compensa com o design mais compacto.
Qual característica mais te agradou? Acha que o Jet Bot Combo atenderia às suas necessidades? Você pagaria o preço por uma unidade dele? Interaja conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários