
Feiras e eventos 02 Abr
03 de abril de 2025 0
Seguindo o anúncio oficial realizado nesta quarta-feira (2), a Nintendo divulgou em seu site oficial a lista de jogos do Switch 1 que devem apresentar problemas ao serem reproduzidos no Switch 2 — a seleção surpreende pelo tamanho, com mais de 180 jogos mencionados, incluindo alguns títulos de peso. Detalhes do funcionamento da retrocompatibilidade também foram divulgados, dando uma pista dos motivos por trás das falhas.
Uma das novidades mais positivas confirmadas pela Nintendo durante o anúncio do Switch 2 no início do ano foi a presença de retrocompatibilidade com jogos físicos e digitais do Switch 1, recurso que nem sempre foi garantido em consoles de gerações anteriores, possibilitando assim que os donos do modelo original façam uma transição mais tranquila para o lançamento.
Após o Direct realizado nesta quarta (2), a gigante trouxe mais detalhes da função, revelando uma lista de títulos que foram testados e apresentaram problemas no novo console. A seleção é dividida em duas partes — jogos com incompatibilidades e games com problemas de inicialização — e surpreende por superar os 180 títulos.
Nintendo Switch 2 compatibility list issues:
— Wario64 (@Wario64) April 2, 2025
-Nintendo Switch games that start up on Nintendo Switch 2, but include some in-game compatibility issues https://t.co/MNBth7jH6H
-games with start up issues on Nintendo Switch 2 https://t.co/v1bhKs5cmn pic.twitter.com/xe4RMKr3k0
Jogos com problemas de inicialização representam a maioria dos problemas e incluem nomes de peso como Dead by Daylight, DOOM Eternal, Fortnite e Rocket League. Já os games que são abertos, mas sofrem com "incompatibilidades" pertencem a uma seleção menor, mas com nomes tão grandes quanto, como Alan Wake Remastered, Alien: Isolation, Fall Guys, Mega Man Legacy Collection e Street Fighter 30th Anniversary Collection.
Ainda que fosse esperado que incompatibilidades ocorressem, a quantidade de títulos é um tanto surpreendente, especialmente quando olhamos os lançamentos do PlayStation 5 e do Xbox Series X e S, cujos problemas foram menores — o PS5, por exemplo, possuía falhas em apenas cerca de 11 jogos.
Apesar disso, há uma boa notícia: a Nintendo esclarece que todos os games estão sendo investigados, e devem ser atualizados em algum momento para funcionarem corretamente com o Switch 2. As únicas exceções devem ser títulos que foram confirmados para receber uma versão própria para o novo videogame, como no caso de Fortnite.
Final thing about backward compatibility
— sean cooke (@ScatlinkSean) April 3, 2025
Almost all first party & 97% estimate of 3rd party Switch 1 games are compatible on Switch 2 without updates upon launch. Firmware updates should fix this. Like on PS4 on PS5, they won't be NS2 unless you upgradehttps://t.co/fnVjuBpYvD pic.twitter.com/h6IILjWqcn
Também vale destacar que o número de jogos comprovados para rodarem corretamente excede os problemas. Segundo a empresa, quase todos os jogos first party (desenvolvidos pela própria Nintendo) e 97% do catálogo de títulos third party (produzidos por outros estúdios) funcionarão corretamente, representando mais de 15 mil games.
Paralelo a isso, na entrevista oficial liberada com a equipe por trás do Switch 2, a Nintendo trouxe alguns detalhes a respeito de como a retrocompatibilidade foi implementada na nova geração. Ao que parece, a novidade usa uma solução engenhosa que mescla hardware e software para assegurar o funcionamento dos jogos antigos, o que também pode explicar as incompatibilidade observadas pela companhia.
"Quando começamos o desenvolvimento do Switch 2, o foco era aprimorar a performance como hardware, ou seja, expandir suas capacidades", explicou o diretor do Nintendo Switch 2, Takuhiro Dohta. "Então, compatibilidade era uma prioridade baixa".
"We redesigned everything from scratch."
— Nintendo of America (@NintendoAmerica) April 2, 2025
Discover how the developers of #NintendoSwitch2 devoted themselves to making a worthy successor to Nintendo Switch in our Ask the Developer interview!https://t.co/iHqjmLYVXx pic.twitter.com/2VKEGBa0jb
O executivo também usa gerações anteriores para esclarecer a situação. "Por exemplo, os games de Nintendo DS eram jogáveis no Nintendo 3DS, e os jogos de Wii eram jogáveis no Wii U, mas é difícil atingir o mesmo nível de compatibilidade com o Switch 2, porque a abordagem de design do hardware foi diferente desses sistemas".
"Basicamente, aqueles sistemas eram compatíveis porque o Nintendo 3DS continha hardware do Nintendo DS e o Wii U continha hardware do Wii", completou o produtor do Switch 2, Kouichi Kawamoto. "No entanto, o Switch 2 não contém qualquer hardware do Switch".
Para contornar essas limitações, os desenvolvedores revelam que uma abordagem que "fica entre um emulador de software e compatibilidade de hardware" foi implementada. De forma resumida, o Switch 2 estaria convertendo dados do Switch 1 em algo que o Switch 2 consegue rodar em tempo real.
Com lançamento marcado para 5 de junho, o Nintendo Switch 2 chega prometendo grandes avanços de desempenho e melhorias de usabilidade em comparação ao primeiro Switch, incluindo novos Joy-Cons magnéticos com função de mouse e suporte a exibição de conteúdo em 4K a 60 FPS. O dispositivo será vendido custando a partir de US$ 449 (~R$ 2.550) e chegará ao Brasil, apesar do preço nacional ainda ser desconhecido. Mais informações devem surgir nas próximas semanas.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários