
Lançamentos 03 Fev
Os primeiros lançamentos do Projeto Kuiper da Amazon devem ser iniciados no próximo dia 9. A novidade foi anunciada pela companhia e contará com a DIRECTV Latin America e SKY Brasil, que planejam desenvolver o mercado de internet via satélite na América do Sul. Os lançamentos devem implantar a constelação de equipamentos da iniciativa mencionada.
Em geral, a empresa escolheu a Vrio Corp como parceira do serviço via satélite. Nesse sentido, a Vrio se destaca por estar presente em 99% do território dos países em que opera e por ser uma companhia líder em soluções tecnológicas.
Dario Werthein, presidente da Vrio Corp, falou sobre a novidade:
O início dos lançamentos dos satélites do Projeto Kuiper da Amazon representa um marco fundamental de um serviço de alta qualidade que mudará o mundo, acabando com as fronteiras de conectividade e oferecendo uma alternativa melhor para milhões de pessoas.
Segundo Werthein, que assinou a aliança em 2024 nos escritórios da Amazon em Seattle com Rajeev Badyal, VP de Tecnologia do Projeto Kuiper, Panos Panay, Leads Amazon's Devices & Services:
A entrada desse serviço na América do Sul introduzirá um concorrente com diferenciais claros, impulsionando a inovação, melhorando a qualidade da internet e gerando um maior custo-benefício para as comunidades.
Essa primeira missão para o Kuiper Atlas 1 se chama KA-01 e será lançada em um foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida. No caso, o intuito é implantar 27 satélites a uma altitude de 450 quilômetros acima da Terra.
Um detalhe importante é que a carga útil do satélite do Projeto Kuiper será a mais pesada que o foguete Atlas V da ULA ir transportar, o que requer configuração de maior potência da aeronave, com cinco propulsores sólidos.
No mais, a equipe da Kuiper deve assumir o controle do gerenciamento da constelação a partir do centro de operações quando os satélites se separarem. O objetivo inicial é colocar todos os satélites em órbita com segurança, o que permite que eles manobrem de forma independente e se comuniquem com a equipe.
Os satélites passarão por uma série de etapas com ações automatizadas para ascender gradualmente à órbita designada de 630 km, tendo objetivo de fornecer conectividade de rede ponta a ponta.
Confira também: o projeto de instalação de internet via satélite em escolas do Brasil e como está a expansão da conexão desse tipo em iPhones.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários