LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nintendo Switch 2 poderia utilizar chip de 4 nm em futuras versões revisadas

16 de abril de 2025 0

Discutindo a possibilidade do lançamento de versões OLED e Lite do Nintendo Switch 2, a equipe do Digital Foundry citou alguns dos upgrades que o console pode receber em futuras revisões. Um dos mais importantes mencionados está no processador, que poderia usar litografias da classe de 4nm para garantir ganhos significativos de autonomia de bateria, ponto que recebeu questionamentos com a chegada do modelo padrão do aparelho.

Ainda não há detalhes oficiais completos das especificações mais técnicas do Switch 2, mas segundo vazamentos, que se mostraram precisos até o momento, o novo console da Nintendo emprega uma variante especial do chip NVIDIA Tegra Orin, com modelo T239.

Além de alguns ajustes na CPU, que contaria com 8 núcleos Cortex-A78C de alto desempenho, e na GPU, menor que o padrão ao embarcar 1.536 núcleos, o componente traria 12 GB de RAM LPDDR5X e frequências ajustadas para equilibrar performance e bateria. A fabricação seria de responsabilidade da Samsung, na litografia da classe de 8 nm da marca.

Questionada sobre a possibilidade da existência de um Switch 2 Lite e de uma variante OLED, a equipe do canal Digital Foundry, especializada em análises de hardware e desempenho, mencionou como a companhia já deixou brechas para que versões revisadas sejam apresentadas no futuro, destacando exatamente o processador.

A escolha da litografia de 8 nm da Samsung é tida como peculiar, mas lógica, por afetar positivamente os custos de fabricação diante da baixa demanda. No entanto, seu uso também poderia ser planejado para possibilitar possíveis revisões, garantindo que um die shrink (processo pelo qual um chip adota uma litografia mais avançada ao longo da vida) ofereça avanços consideráveis.

O canal vê como mais provável o emprego de uma litografia da classe de 5 nm, ou mesmo de 4 nm, que devem estar menos disputados daqui a 3 anos — provável prazo de lançamento de um Switch 2 Lite ou OLED, ao considerarmos o cronograma seguido pelo Switch original.

Eventuais versões Lite e OLED do Nintendo Switch 2 poderiam utilizar chips de 5 nm ou 4 nm, garantindo mais bateria e permitindo a redução de tamanho do console (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Essa redução seria vital não apenas para estender a bateria, criticada por ter autonomia menor que a da geração anterior mesmo possuindo capacidade maior, mas também para a própria existência de uma variante menor do console. Estima-se que o T239 possui área de 200 mm², o que dificultaria o desenvolvimento do modelo Lite, tão compacto.

Os especialistas também mencionam outros pontos que merecem atenção, como a tela, que apesar de parecer ter boa qualidade, poderia ter upgrades significativos, em especial na variante OLED. Seja como for, é cedo para definir com precisão quais ajustes serão feitos, mesmo que a gigante tenha deixado pistas claras para aprimoramentos.

O Nintendo Switch 2 está previsto para estrear em 5 de junho, inclusive no Brasil, com preços que partem de US$ 449, ou cerca de R$ 2.640 em conversão direta. Valores brasileiros e mais novidades devem ser divulgados nas próximas semanas.


0

Comentários

Nintendo Switch 2 poderia utilizar chip de 4 nm em futuras versões revisadas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2