
Tech 13 Jan
15 de janeiro de 2025 5
Rumores divulgados no fórum Famiboard podem ter apontado as supostas velocidades e o nível de desempenho em que a GPU do Nintendo Switch 2 operará. Caso os dados se confirmem, o novo console pode trazer um salto considerável frente ao primeiro Switch, possivelmente sendo um pouco mais potente que o Steam Deck.
As informações são do usuário ZachyCatGamer, suposto dataminer e responsável por outros detalhes do próximo console da Nintendo, e indicam que a novidade deve ter gráficos integrados rodando a 561 MHz no modo portátil. Esse número quase dobraria quando o aparelho é inserido no dock, chegando aos 1.007,3 MHz.
Somando os clocks com as informações de rumores anteriores, já é possível calcular o possível nível de desempenho do dispositivo — se sua GPU realmente contar com 1.534 núcleos, o Switch 2 entregaria algo próximo de 1,72 TFLOPs de poder computacional no modo portátil, e em torno de 3,09 TFLOPs quando conectado à base.
É importante ter em mente que o número de TFLOPs não representa com fidelidade o nível de desempenho em jogos, e não oferece uma boa comparação entre arquiteturas e, principalmente, marcas diferentes (AMD e NVIDIA, por exemplo), mas pode dar uma noção geral dos avanços que o chip novo do Switch 2 deve proporcionar.
Ao fazermos uma comparação com o Switch original, temos avanços consideráveis. No lançamento, o modelo de primeira geração trabalhava com clocks de 307,2 MHz no modo portátil e 768 MHz no dock, atingindo assim 0,15 TFLOPs e 0,39 TFLOPs, respectivamente.
O que de fato impressiona nesse caso é o salto das frequências de uma geração para outra, graças à arquitetura e à tecnologia de fabricação mais modernas, ainda mais quando consideramos que a GPU do Switch 2 é maior e exigiria mais energia, em teoria.
Nintendo will reportedly reveal Switch 2 this week (Jan 16) according to Nate the Hate. The reveal will focus exclusively on the console with no games presence/focus. Software showcase in late Feb or early March.
— Wario64 (@Wario64) January 13, 2025
VGC says the two-part reveal plan aligns with what they've been… pic.twitter.com/omVeFx8Lwf
Outra comparação curiosa pode ser feita com o Steam Deck, cuja GPU possui 512 núcleos e frequência média de 1.600 MHz, oferecendo assim 1,6 TFLOPs de poder computacional e ficando pouco abaixo do Switch 2. Aqui, porém, é preciso considerar a questão de que o portátil da Valve emprega tecnologia da AMD, enquanto o console da Nintendo trabalha com hardware da NVIDIA.
O fato é que, caso o rumor seja verdadeiro, a novidade deve ao menos oferecer mais respiro aos desenvolvedores de games, que enfrentavam dificuldades com o primeiro Switch em títulos muito exigentes. Também vale lembrar que a companhia deve tirar proveito de novas tecnologias proporcionadas pelo processador atualizado, como o upscaling de imagem do DLSS.
Tudo não passa de especulação no momento, especialmente ao levarmos em conta que não há dados concretos dos números divulgados por ZachyCatGamer, portanto é uma boa ideia não levar esse rumor tão a sério. Felizmente, não deve faltar muito agora para conhecermos o Switch 2 — seu lançamento poderia ocorrer já nesta quinta-feira (16). Devemos ter a confirmação desses planos a qualquer momento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários