LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como adicionar livros que não são da Amazon ao Kindle | TC Ensina

22 de maio de 2025 0

Embora seja assinado pela Amazon, você não precisa depender unicamente da empresa para alimentar o seu Kindle. É possível adicionar livros e documentos que não necessariamente foram comprados ou adquiridos através da loja da companhia – e o melhor, de forma fácil e prática. Hoje, dando sequência ao nosso quadro de dicas e tutoriais, confira a seguir como realizar esse processo.

Como adicionar livros que não são da Amazon ao Kindle

Ainda que ofereça muito mais facilidade de acesso aos livros que vende, disponibilizando seu catálogo completo através dos menus do próprio Kindle e oferecendo serviços como o Kindle Unlimited, a Amazon não impede que os usuários do e-reader carreguem conteúdo no dispositivo por conta própria – apesar de polêmicas recentes.

Afinal, nada deveria te impedir de carregar uma apostila ou livro do trabalho ou da faculdade para leitura no e-reader. Além disso, a loja eletrônica da Amazon passa longe de ser a única fonte para obter ebooks – e nem estamos falando de pirataria.

Imagem: acervo TudoCelular

Grandes clássicos da literatura brasileira, de autores como Machado de Assis, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa, assim como da literatura estrangeira, como Shakespeare e Dante Alighieri, por exemplo, são de domínio público; o que significa que podem ser distribuídos de forma gratuita já que tiveram os direitos autorais expirados.

No caso da literatura nacional – e até de algumas obras estrangeiras traduzidas para o português –, o site do Domínio Público pode ser uma ótima forma de acesso, reunindo milhares de títulos. Para literatura em inglês, o Project Gutemberg reúne mais de 75 mil ebooks gratuitos. E isso, para não citar outros projetos e repositórios gigantescos que também estão disponíveis na internet.

Abertos os caminhos, confira nas categorias a seguir como adicionar livros que não são da Amazon ao seu Kindle:

Envie por e-mail

Se você tem um número pequeno de documentos e livros para enviar para o Kindle, enviar estes arquivos por e-mail é a maneira mais fácil de adicionar livros ao e-reader. Claro que para isso funcionar, o seu Kindle deverá estar conectado ao Wi-Fi e você precisa saber o endereço de e-mail vinculado ao aparelho.

Para saber esse endereço é muito simples. Confira as instruções:

  • Na tela inicial do seu Kindle, toque no ícone de três pontos na parte superior da tela e toque em “Configurações”;
  • Agora, toque em “Sua conta”, logo no começo do menu;
  • O e-mail associado ao dispositivo aparecerá na seção de “E-mail do Send to Kindle”.

Agora, basta anexar os arquivos que deseja enviar para o Kindle em um novo e-mail e disparar a mensagem para o endereço do e-reader. Depois de um tempo, eles deverão aparecer no aparelho. A mensagem pode ter até 25 arquivos e pesar no máximo 50 Mb.

Se o conteúdo demorar muito para aparecer no e-reader, você pode forçar a sincronização – como ensinamos neste outro guia. Como você pode ter percebido, através deste método é possível enviar arquivos para o seu Kindle de basicamente qualquer lugar, inclusive do seu smartphone.

Os arquivos não chegam?

Se os arquivos não chegam, com certeza há alguma coisa de errado. Se os limites não foram extrapolados e seu Kindle está conectado a uma rede, é bem possível que o motivo do problema seja o seu endereço de e-mail. Mas isso é fácil de resolver!

Seu endereço precisa estar na lista de e-mails permitidos pelo Kindle. Se você está enviando a mensagem a partir do mesmo e-mail que você usa na sua conta Amazon, é possível que esse endereço já esteja na lista automaticamente. Se não, você precisará registrar seu endereço no site da empresa antes de enviar os arquivos. Mas calma, a gente também tem um guia para isso:

Como abordamos no tutorial listado, você não precisa se limitar aos formatos proprietários da Amazon (MOBI e AZW) para enviar seus arquivos – já que o e-reader também é capaz de ler outros formatos como DOCX e PDF, por exemplo. E se você quiser fazer a conversão, a última seção desse guia vai te ajudar.

Agora, se por algum motivo o seu Kindle não tem acesso a internet ou você quer enviar muitos arquivos de uma só vez, o que te resta é plugar o aparelho no computador e fazer a transferência. Confira como na seção a seguir.

Envie por cabo

Embora enviar os arquivos por e-mail seja a forma mais fácil, ela tem algumas limitações. Se seu provedor de e-mail não permite que você anexe 25 itens, seus arquivos passam dos 50 Mb ou se você tem centenas ou até milhares de livros e documentos que deseja carregar no Kindle, você com certeza deveria usar a conexão por cabo.


O processo é extremamente simples. Assim como você provavelmente já fez outras centenas de vezes com algum pendrive ou HD externo, basta ligar o Kindle ao computador, abrir a pasta correta, colocar seus arquivos, aguardar o processo concluir e solicitar a ejeção do dispositivo para evitar que os arquivos corrompam.

Pegue o cabo que veio junto ao Kindle e conecte o e-reader a porta USB do seu PC, notebook ou Mac. A partir daí, abra a unidade do Kindle – que deverá parecer com a de um pendrive, mas terá o nome do Kindle – e abra a pasta “Documents”. Agora, coloque todos os arquivos desejados nessa pasta e aguarde até que o processo seja concluído. Transferências muito grandes exigem tempo. Concluída a transferência, ejete o Kindle assim como faria com qualquer pendrive. Processo concluído.

Apesar da facilidade, há algumas limitações para esse método. Primeiro que, basicamente, ele só pode ser feito através de um computador. Em segundo, se você estiver lidando com formatos de arquivos não suportados pelo Kindle, como EPUB, ou quiser converter seus PDFs para os formatos proprietários da Amazon, não há uma forma automática de fazer isso – mas a gente fala melhor sobre na seção a seguir.

O livro está em PDF?

Se o livro ou documento que você quer enviar para o e-reader está em PDF ou algum outro formato que não é compatível ou não é muito bem interpretado pelo Kindle, você pode fazer a conversão de forma muito simples; de forma quase que automática. Para isso, confira este nosso outro guia:

Agora, se você tem muitos arquivos para converter, talvez seja melhor usar um conversor online gratuito – como esse aqui – antes de fazer a transferência para o e-reader. Você pode carregar vários arquivos no site de uma só vez.

Kindle

Desenvolvedor: Amazon Mobile LLC

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Variável de acordo com dispositivo


0

Comentários

Como adicionar livros que não são da Amazon ao Kindle | TC Ensina
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2