LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Corrida espacial: Boeing quer levar pessoas para Marte antes da SpaceX

10 de outubro de 2016 13

A corrida para Marte acaba de ganhar mais um concorrente: a Boering. O CEO da companhia, Dennis Muilienburg, acredita que a firma irá conseguir levar pessoas para o Planeta Vermelho antes da Telsa, que apresentou recentemente o projeto Interplanetary Transport System (ITS).

Durante um evento em Chicago, nos Estados Unidos, na última semana, o executivo falou o seguinte:

Estou convencido de que a primeira pessoa a pisar em Marte chegará até lá em um foguete da Boeing.

Embora seja conhecida por aeronaves comerciais, a Boeing foi a responsável pelo foguete Saturn V, que foi utilizado pelos Estados Unidos durante a corrida espacial da década de 1960 para levar humanos até a Lua. Na ocasião, os yankees deixaram os russos para trás.

Para concretizar o objetivo, a Boeing está desenvolvendo um foguete que foi batizado de Space Launch System, que tem como objetivo chegar ao outro planeta. A ideia da empresa é operar voos até lá por volta de 2030. A Tesla, no entanto, anda anunciado que conseguirá enviar humanos para lá até 2024.

A SpaceX, empresa criada por Elon Musk, já realizou testes bem sucedidos para o envio de uma espaço-nave até lá. O primeiro teste do foguete Raptor foi acompanhado de perto pelo empreendedor que comanda também a Tesla, que postou várias fotos do propulsor e compartilhou algumas especificações do aparato tecnológico.

Questionado sobre as alegações do CEO da Boering, Musk disse que vê a concorrência como algo sadio e que "existem vários caminhos para Marte":

Acho que, na verdade, é bem melhor para o mundo se houver múltiplas companhias ou organizações construindo essas espaçonaves interplanetárias. Quanto mais, melhor. Acho que qualquer coisa que melhore a probabilidade (de se chegar a Marte) no futuro é boa. Então, múltiplas empresas fazendo isso seria ótimo, eu acredito.

Anunciado em outubro de 2012, o Raptor é considerado uma evolução dos propulsores Merlin 1 que equipavam o foguete Falcon 9 da SpaceX, que explodiu durante o lançamento. A diferença é que ele é "muitas vezes" mais potente que seu antecessor e utiliza uma mistura de metano líquido e oxigênio líquido como combustível.

Válido lembrar que a Boing e a SpaceX mantém contratos com a Nasa para o envio de cargas até a Estação Espacial Internacional. As duas empresas possuem tecnologias capazes de chegar a Marte.


13

Comentários

Corrida espacial: Boeing quer levar pessoas para Marte antes da SpaceX
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista