LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm afirma que redes 5G revolucionarão o mundo da tecnologia

08 de dezembro de 2016 47

A Qualcomm vem se firmando como maior fabricante de modens 3G e 4G do mundo, tendo sido capaz de vender nada menos do que 842 milhões de chipsets da linha Snapdragon com seu modem embarcado apenas em 2016. Além disso, a empresa também se destaca com relação às patentes na área, tendo atingido a marca de 330 licenças de 3G e 210 licenças de 4G para outras companhias no último trimestre.

Buscando "dar o próximo passo", a fabricante anunciou que está muito próxima de disponibilizar comercialmente acesso às redes 5G, tendo investido algo em torno de US$ 43 bilhões no último ano em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias. Para se ter uma ideia, em 2015 foram registradas 3.500 patentes da empresa apenas nos Estados Unidos, sendo isto cerca de 54% do total de patentes do país no ano.

De acordo com a Qualcomm, o investimento em uma boa cobertura 5G fará com que o mercado de Internet das Coisas finalmente possa avançar como deve, pois esta nova tecnologia de rede vai muito além de apenas mais velocidade, sendo especialmente útil para aplicações de missão crítica (como veículos autônomos e cirurgias teleguiadas, por exemplo) por contar com uma latência incrivelmente mais baixa.

Redes 5G tornarão possíveis várias tecnologias

Além disso, isto permitirá que a diversidade de usuários seja muito maior, pois com o avanço da Internet das Coisas teremos desde aqueles que demandam uma conexão mais lenta e sem muita preocupação com a latência até os já mencionados usuários de aplicações de missão crítica.

Com este ecossistema unificado, teremos cada vez menos produtos ligados por fios, o que por si só já facilitará a vida de muita gente. Além disso, é dito que componentes voltados para IoT são incrivelmente baratos em determinados casos, sendo dado como exemplo um pequeno chip usado para controle de gado que custa menos de US$ 10 e tem vida útil de mais de 10 anos.

A adoção das redes 5G, entretanto, ainda pode demorar um pouco, pois mesmo a atual 4G continua sofrendo para ser totalmente difundida em diversos países. Para se ter ideia, neste ano foram vendidos no Brasil cerca de 50 milhões de telefones celulares, dos quais 7 milhões contavam apenas com conexão 2G, ou seja, eram os chamados "feature phones".

Qualcomm conta com amplo portfólio de produtos que podem tirar proveito da IoT

O lado positivo é que se espera que este número caia para 3 milhões já em 2017, enquanto a quantidade de dispositivos compatíveis com redes 4G vendidos em solo brasileiro deve aumentar dos 33 milhões vistos em 2016 para cerca de 40 milhões no próximo ano.

Infelizmente, ainda não há uma previsão para a chegada das redes 5G ao Brasil, porém a Qualcomm afirmou que em 2017 teremos duas grandes novidades chegando aos usuários tupiniquins: as chamadas VoLTE (Voice over LTE) e a "agregação de bandas", que permite que as operadoras utilizem várias faixas do 4G para entregar velocidades incrivelmente superiores. Neste segundo caso, os testes já conseguiram atingir taxas de mais de 500 Mbps, sendo o atual objetivo chegar a 1 Gbps.

E você, animado com a chegada das redes 5G? Acha que realmente teremos uma revolução no mundo da tecnologia com esta nova categoria? Deixe-nos seu comentário abaixo!


47

Comentários

Qualcomm afirma que redes 5G revolucionarão o mundo da tecnologia
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2