
10 Janeiro 2017
08 de dezembro de 2016 26
O ano de 2016 foi um divisor de águas para gigante norte-americana Qualcomm. A companhia realizou a maior aquisição da história no mercado de semicondutores com a compra da empresa holandesa NXP, co-fundadora da tecnologia NFC, com intuito de desenvolver soluções inovadoras no futuro.
Além da chegada da família Snapdragon 821 em julho, a companhia encerra o ano com o anúncio da esperada geração 835, munida do Quick Charge 4.0 construído a 10 nm pela Samsung. Ainda nesta semana, eis que a companhia mostra que o ano ainda segue intenso, com o anúncio da nova linha de processadores com 48 núcleos ARMv8, direcionados para o uso em servidores e data centers.
A oficialização da nova família da Qualcomm vem com o objetivo de ameaçar o reinado da Intel, que atualmente domina com a linha Xeon neste nicho. Além de 48 núcleos, os novos processadores, seguindo o novo padrão da companhia, também utilizam o processo de fabricação de 10 nanômetros, algo que a Intel não adotou de forma oficial.
Este conceito possibilita que cada circuito seja separado dos adjacentes com uma distância de incríveis 10 bilionésimos de metro, o que permite que mais transístores caibam no espaço, o que obviamente aumenta o poder de processamento. De qualquer forma, além deste padrão, a nova geração também traz a tecnologia FinFET, onde os transistores são encaixados de forma simétrica no processador, algo semelhante ao que é encontrado nas GPUs da nVidia com a arquitetura Pascal.
O anúncio da Qualcomm chega como um marco que pode preocupar consideravelmente a Intel, rivalizando com a companhia diretamente neste segmento.
A Intel atualmente segue dominando absoluta no mercado, e com base nas últimas publicações desta semana, os futuros processadores da companhia ainda podem contar com GPUs com a tecnologia gráfica da AMD. Vale ressaltar, no entanto, que processadores com esta capacidade de 48 núcleos revelada pela Qualcomm é direcionada exclusivamente para data centers, visto que servidores precisam responder a múltiplas solicitações e suportar o extremo fluxo de dados simultaneamente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários