
24 Outubro 2018
A nova linha de processadores da AMD, Ryzen, chegou ao mercado na última quinta-feira (2) prometendo oferecer um melhor custo-benefício comparado aos rivais da Intel. Alguns benchmarks mostram que, pelo menos em jogos, os processadores mais potentes da Intel ainda levam uma pequena vantagem, mas os modelos da AMD custam consideravelmente menos.
Para os adeptos de overclock, os novos lançamentos da AMD podem ser ainda mais tentadores, especialmente o modelo topo de linha 1800X que acaba de quebrar recorde no benchmark Cinebench.
O primeiro desafio foi realizado ao usar um sistema de refrigeração com nitrogênio líquido, o que permitiu elevar a velocidade de operação da CPU para 5,8 GHz com uma insana tensão de 1,97V na placa-mãe Asus Crosshair. Com este feito, o Ryzen 7 1800X entrou para o topo no registro de overclock no site HWbot.
O segundo teste foi realizado com outra configuração, usando outra unidade do mesmo processador da AMD, sendo capaz de atingir a velocidade de 5,26 GHz com todos os oito núcleos ativos, o que fez a CPU atingir 2.454 pontos no Cinebench R15 no teste de multicore. Este resultado é 9 pontos acima do antigo recordista, o Intel Core i7-5960X que chegou a alcançar 6 GHz.
É interessante vermos que mesmo trabalhando em velocidade inferior, o novo processador da AMD conseguiu superar o da Intel em teste de overclock. Sem falar que o processador da Intel tem suporte à memória quad-channel, enquanto da AMD é limitado a dual-channel. Com uma maior largura de banda disponível para o i7-5960x era esperado ver uma vantagem para o lado da Intel aqui.
É bom lembrar que as fabricantes de placas-mãe ainda estão trabalhando em atualizações de BIOS para adicionar total suporte ao potencial dos processadores da linha Ryzen 7.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários