LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Você arriscaria? Simples adesivos podem confundir carros autônomos

07 de agosto de 2017 4

Os carros autônomos são o futuro do automobilismo. Diversas empresas já estão fazendo testes avançados com tais tipos de veículos, dentre elas a Apple e a Samsung, que inclusive já ganhou licença para testá-los na Coreia do Sul. Porém, pesquisadores da Universidade de Washington concluíram que os carros autônomos oferecem grande risco à segurança pois podem ser facilmente confundidos.

Por exemplo, eles são programados para reconhecer e obedecer as placas de sinalização, como "Pare" e "Proibido estacionar". Entretanto, uma pequena mudança nestas placas podem fazer com que o carro não as reconheça ou então as entenda de uma maneira diferente.

No estudo os pesquisadores colocaram o sistema de reconhecimento de imagens à prova. Eles pegaram uma placa de "Pare" e colaram dois adesivos nela, um acima e o outro abaixo do nome. O resultado foi que o veículo autônomo não mais reconhecia a placa como uma indicação de parar, mas sim de limite de velocidade.

Adesivos colados em placas de trânsito para confundir carros autônomos

Isso é um grande perigo para os humanos, colocando várias vidas em risco. Se dois simples adesivos podem confundir os carros autônomos, o que dizer então das pichações que encontramos nas placas de estradas brasileiras. Em algumas, nem mesmo um motorista atento consegue reconhecer do que se trata, imagine um carro autônomo com um sistema de reconhecimento de imagens tão simples.

Felizmente, esse problema pode ser contornado por se melhorar o uso de informações contextuais ou, ainda, por se melhorar o próprio sistema de reconhecimento. Uma outra solução é que os governos mantenham uma base de dados com a localização de cada placa. Desta forma, os carros autônomos não necessitariam ver a placa. Apenas "lembrar" de sua localização. Tais tipos de veículos já consultam bases de dados o tempo inteiro, tais como GPS, mapas, tráfego, etc. Fica a dica.


4

Comentários

Você arriscaria? Simples adesivos podem confundir carros autônomos
  • Basta os próprios fornecedores de mapas como o Google registrarem numa base de dados onde está e qual placa é aquela, aí pode pixar até de preto que o carro saberá baseado na localização.

      • Placas de trânsitos nem existirão mais, tendo em vista que o carro saberá o caminho e terá em sua base de dados informações sobre os sentidos das vias o que é obrigatório fazer em cada ponto, placas de trânsito serão peças de museu.

        • No início é complicado. Mas para tudo tem um jeito. quase tudo!

            Android

            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

            Android

            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

            Windows

            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

            Economia e mercado

            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista