
08 Setembro 2017
25 de agosto de 2017 10
Todo mundo, em algum momento da vida, já sonhou em ter uma super memória. Lembrar de cada palavra dos livros didáticos para passar no vestibular, por exemplo. Mas você já pensou na possibilidade de apagar algumas memórias? Pois é isso que um neurocientista britânico diz ser possível.
Tim Bliss é um cientista que estuda o cérebro e a memória desde 1968. Ele já ganhou diversas premiações por suas descobertas e é um dos pesquisadores mais respeitados na área, tendo até uma página na Wikipédia. Segundo ele, em 10 anos os humanos poderão escolher quais memórias desejam apagar de seu cérebro.
Testes feitos em ratos mostraram que é possível sim apagar memórias ruins. O segredo está em se "identificar os caminhos que armazenam esse tipo de memória". Descobrindo isso é possível reduzir a eficiência de transmissão entre as sinapses responsáveis por essas memórias. Foi justamente o que foi feito com os ratos.
O pesquisador afirma que o mesmo procedimento pode ser realizado em humanos. No momento, isso só é possível via cirurgia. Mas uma abordagem farmacológica, ou seja, via medicamentos, também será testada. Inclusive alguns testes já começaram a ser feitos com pessoas vítimas de acidentes graves e traumatizantes. Essa solução pode ser a cura para pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático.
No entanto, antes dessa técnica chegar ao público em geral, ainda há muita discussão a ser feita, inclusive discussões quanto à ética deste procedimento.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários