LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qualcomm se junta à Mercedes para levar carregamento wireless aos carros

25 de maio de 2015 0

Um dos fatores mais prestigiados em um aparelho moderno é a sua capacidade de ser recarregado de forma wireless. Essa oportunidade ainda é oferecida como um diferencial em smartphones e tablets, mas promete se tornar uma tecnologia padrão no mercado de telefonia móvel. Acompanhando tal desenvolvimento, o segmento automobilístico também deve ser modificado conforme o tempo. O plano é que os veículos tenham um emissor de energia elétrica por indução, capaz de recarregar os celulares e demais gadgets sem o auxílio de cabos conectados ao acendedor de cigarro, por exemplo.

Imagem conceitual que demonstra a futura capacidade de carregamento wireless embutida nos veículos modernos

Qualcomm, famosa fabricante de chipsets móveis, e Daimler, dona da luxuosa marca de carros, Mercedes, anunciaram uma parceria com objetivo de levar o carregamento wireless aos carros de modo mais eficiente possível. A união de ambas as companhias resultará em dois pilares distintos na área automotiva. A primeira, priorizada pela criadora da linha Snapdragon, é a capacidade de completar a carga de baterias sem usar cabos para conectar o automóvel e os dispositivos, e a segunda é a habilidade de recarregar veículos elétricos por indução.

Snapdragon 810, último modelo da família de chipsets da Qualcomm, já encaminha a alternativa de carregar smartphones e tablets remotamente, permitindo, de forma nativa, que a eletricidade seja enviada ao produto sem a conexão física. Para os automóveis, a desenvolvedora de processadores e placas gráficas também possui uma solução, chamada de Qualcomm HALO Wireless Electric Vehicle Charging (WEVC), demonstrada no vídeo de meio minuto abaixo. Basta estacionar o carro em cima de uma esteira específica e aguardar até que a carga esteja completa.

Vídeo da tecnologia Qualcomm HALO Wireless Electric Vehicle Charging em pleno funcionamento, permitindo que carros elétricos sejam recarregados simplesmente por estarem em cima de um painel especial

De fato, as tecnologias prezadas pela Qualcomm e Daimler já estão bastante avançadas, todavia, ainda resta tornar o projeto viável em veículos populares, visto que o modelo WEVC só está sendo utilizado na Fórmula E, competição de corrida que segue os parâmetros da F1. A iniciativa é animadora e deve ganhar um grande avanço nos próximos meses, já que ambas possuem experiência na área e podem juntar os conhecimentos a fim de reduzir o tempo do desenvolvimento da ideia. Seja como for, o carregamento wireless parece ter chegado para ficar.


0

Comentários

Qualcomm se junta à Mercedes para levar carregamento wireless aos carros
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista