
27 Junho 2016
05 de fevereiro de 2016 42
Canonical, responsável pela criação do sistema operacional baseado em Linux, Ubuntu, apresentou, ainda nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, seu primeiro tablet a rodar a plataforma desenvolvida por ela mesma. BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition chega neste mês ao mercado de telefonia móvel, cuja presença de ambientes virtuais já pode estar saturada, levando em conta a alta participação do Android e iOS, sendo complementada pelo Windows, com a dura missão de combater tais fortes concorrentes. O que pode chamar mais atenção no dispositivo portátil de tela avantajada, entretanto, é uma experiência 'convergida' do desktop, e não uma interface criada exclusivamente para tablets, resultando um ecossistema especialmente similar entre os eletrônicos que podem rodar o software. Seria algo próximo ao Microsoft Continuum, porém sem o dock especial.
O fato do tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition usar o sistema operacional sem quaisquer modificações em seu núcleo, embora haja alteração em design, mesmo que sutil, indica que o usuário que adquirir uma unidade do mesmo terá a exata mesma experiência do que teria se estivesse usando um desktop. A forma dos ícones, tipos de menus, configurações, aplicativos e demais elementos encontrados no ambiente virtual baseado em Linux são todos iguais aos identificados em computadores e em laptops, então não pensei que ficará defasado por estar utilizando um modelo com display sensível ao toque. Ainda não se trata da promessa da Canonical de criar uma ferramenta similar à Microsoft Continuum, encontrada no Windows 10 Mobile, porém aproxima-se por promover o uso do software quase completo em um tablet. Em termos técnicos, possui uma lista de especificações gerais que pode ser categorizada como intermediária, principalmente por sua quantidade de RAM e seu chipset. Acompanhe abaixo o conjunto, na íntegra:
Canonical diz que o BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition estará disponível para a comercialização a partir do segundo trimestre deste ano de 2016, porém o Brasil não deve ser um dos países felizardos a liberarem a venda da mais nova investida em tablets da empresa. Em relação ao preço, da mesma forma, nada foi divulgado, porém a edição sem utilizar o Ubuntu como sistema operacional padrão pode dar uma ideia do que esperar para o modelo, pois, no exterior, o mesmo sai por cerca de 240 euros, ou quase 1.050 reais, usando a cotação atual do euro como base de conversão e ignorando os impostos brasileiros. Você acharia interessante experimentar uma solução Ubuntu para tablets? Deixe-nos saber usando a área de comentários abaixo da reportagem.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários