LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Primeiro tablet Ubuntu é anunciado com certa similaridade ao Windows Continuum

05 de fevereiro de 2016 42

Canonical, responsável pela criação do sistema operacional baseado em Linux, Ubuntu, apresentou, ainda nesta sexta-feira, 05 de fevereiro, seu primeiro tablet a rodar a plataforma desenvolvida por ela mesma. BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition chega neste mês ao mercado de telefonia móvel, cuja presença de ambientes virtuais já pode estar saturada, levando em conta a alta participação do Android e iOS, sendo complementada pelo Windows, com a dura missão de combater tais fortes concorrentes. O que pode chamar mais atenção no dispositivo portátil de tela avantajada, entretanto, é uma experiência 'convergida' do desktop, e não uma interface criada exclusivamente para tablets, resultando um ecossistema especialmente similar entre os eletrônicos que podem rodar o software. Seria algo próximo ao Microsoft Continuum, porém sem o dock especial.


O fato do tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition usar o sistema operacional sem quaisquer modificações em seu núcleo, embora haja alteração em design, mesmo que sutil, indica que o usuário que adquirir uma unidade do mesmo terá a exata mesma experiência do que teria se estivesse usando um desktop. A forma dos ícones, tipos de menus, configurações, aplicativos e demais elementos encontrados no ambiente virtual baseado em Linux são todos iguais aos identificados em computadores e em laptops, então não pensei que ficará defasado por estar utilizando um modelo com display sensível ao toque. Ainda não se trata da promessa da Canonical de criar uma ferramenta similar à Microsoft Continuum, encontrada no Windows 10 Mobile, porém aproxima-se por promover o uso do software quase completo em um tablet. Em termos técnicos, possui uma lista de especificações gerais que pode ser categorizada como intermediária, principalmente por sua quantidade de RAM e seu chipset. Acompanhe abaixo o conjunto, na íntegra:

  • Tela de 10,1 polegadas com capacidades de multitoque e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) para a reprodução de conteúdo
  • 2 GB de RAM
  • Chipset MediaTek MT8163A, feito em arquitetura de endereços de 64 bits
  • Processador de quatro núcleos, cada um deles rodando a 1,5 GHz
  • ARM Mali como placa gráfica (versão não divulgada)
  • 16 GB de memória para o armazenamento interno, podendo ser expandida via cartão microSD de até 64 GB
  • Câmera principal de 12 megapixels, incluindo autofoco e LED duplo para o flash
  • Alto-falantes frontais
  • Conexão para cabos micro HDMI
  • Dimensões de 246 x 171 x 8,2 milímetros
  • Peso de 470 gramas (bem leve para a categoria)
  • Bateria de 7280 mAh
  • Ubuntu como sistema operacional

Preço e disponibilidade do BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition


Canonical diz que o BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition estará disponível para a comercialização a partir do segundo trimestre deste ano de 2016, porém o Brasil não deve ser um dos países felizardos a liberarem a venda da mais nova investida em tablets da empresa. Em relação ao preço, da mesma forma, nada foi divulgado, porém a edição sem utilizar o Ubuntu como sistema operacional padrão pode dar uma ideia do que esperar para o modelo, pois, no exterior, o mesmo sai por cerca de 240 euros, ou quase 1.050 reais, usando a cotação atual do euro como base de conversão e ignorando os impostos brasileiros. Você acharia interessante experimentar uma solução Ubuntu para tablets? Deixe-nos saber usando a área de comentários abaixo da reportagem.


42

Comentários

Primeiro tablet Ubuntu é anunciado com certa similaridade ao Windows Continuum
  • Idéia de convergência completa a Canonical já havia anunciado anos e em 2013 já tinha feito o protótipo e pediu ajuda para o financiamento do "edge" smartphone com hardware top de 2016 para a época.

      • A única coisa a lamentar é o fato desse tablet provavelmente nunca vir a ser comercializado no Brasil como tantos outros aparelhos interessantes que só tomamos conhecimento pela internet

          • Vou comprar.

              • Ae tem um video demostração dele em modo teblat,,não achei tão impressionante, mas para quem é Super Fã da plataforma vai gosta.

                https://www.youtube.com/watch?v=RB_VRNOzSJk

                • Proposta será muito melhor que o da Micosoft....

                    • Pena que ela já tá a uns 50 anos nisso e nada...

                        • Ela está a menos tempo que a MS, fora que a cada queda na participação a MS lança um framework e dá um reboot em tudo, e me lança como "novo SO"... Bom o Ubuntu é muito novo, porém o dinheiro investido no móvel não chega aos pés do investido no WP, e como está o WP mesmo? O Ubuntu fez sucesso em cloud, o Juju é prova disso, a própria MS usa o Ubuntu no Azure. O próprio encarregado pelo Ubuntu Touch falou q seria difícil bater de frente com Android e iOS, o Ubuntu seria só mais uma opção para quem quiser. Eles fizeram a campanha do Edge, e eles aprenderam muito com isso, até ano passado fizeram um post com o q aprenderam. E se quer partir para "50 anos nisso e nada", fala isso para as clouds da amazon, fora o top dos 500 supercomputadores que não existe 1 Windows.

                        • Quanto mais concorrência, melhor.

                            • Uso o Ubuntu, preferencialmente as versões LTS (mas iniciei na 7.10), e recomendo. Sou meio leigo no tocante à tecnologias que despontam lá fora e não aqui em "terras brasilis", então solicitaria a ajuda de vocês pra me esclarecer esses pontos: é possível importar esse tablet se ele não vier para cá? Se for possível, qual o melhor site para esse tipo de compra? Grato

                                • Compra com Windows, não liga o aparelho, liga no SAC e peça reembolso da licença. Aí você instala o Ubuntu com um pen drive e recebe até uns R$600 de volta.

                                    • Seria interessante se um grupo grande de brasileiros comprasse um lote dele via importação. A Canonical tem escritório no Brasil. Acho que ele até acharia bom dar uma forcinha.

                                      • Uma coisa interessante nesse sistema é que ele é pouco visado por malfeitores da net. E diga-se que mesmo assim é muito seguro. Para a grande maioria de usuários de PCs dá e sobra em recursos. E vendo que a maioria usa praticamente a internet, assiste a filmes,inclusive na internet, edita textos simples...
                                        Se tiver um bom preço não vejo necessidade de ter um Windows. E olha que é a maioria.
                                        Mas, também não vejo uma luz no fim do túnel. O Windows em desktop é meio que imbatível.rsrsrs

                                          • respeito muito este site...mas agora demonstraram para mim que copiam e colam matéria...Primeiro a convergência do MS Continuum já é desenvolvida pela Canonical(Patrocinadora do Ubuntu Linux) desde meados de 2010 para 2011 que se deu inicio ao projeto de convergência do smartphone com tablet e desktop...então antes de lançar uma matéria vamos procurar saber e se informar com detalhes para não publicar matérias erradas...obrigado

                                              • Só um aviso o Continuum da Microsoft "Nasceu" na mesma época do Windows Phone 8.

                                                  • Smartphones existem muito antes dos famosos iPhones.Mas quem mostrou ao mundo primeiro? A Apple! Logo eles ganharam os créditos. A Microsoft mereceu esse crédito. Por finalizar a sua aplicação para ser comercializável, antes da Canonical.

                                                      • Lamento lhe informar, porém para mim e outros da área de TI o iPhone foi apenas mais um. O que fez ele ganhar foi o marketing da Apple, fora o suporte que vc tinha para desenvolver para ele. Se vc comparar o Windows Phone na na época era muito limitado, a SDK era "ridícula" e lento d+. Fora q o fonte para montar as telas era ridiculamente lento, e claro os TypeLoadException sem sentido q se vc fizesse um deploy o VS esquecia de mandar alguma classe no deploy oficial, vc só descobria testando tudo novamente. E o Ubuntu já permitia usar janelas no Touch antes do 950 sair no mercado, o único problema é q o Brasil não recebe os aparelhos.

                                                        • O que adianta projetar e não fazer....... Quem mostrou q funciona é a MS

                                                            • Disse certo. Estou nesse momento com uma página aberta mostrando isso.
                                                              Alias, na pesquisa Google mostrou dezenas de fontes sobre o assunto.
                                                              Pena que alguns sites não dão bola para a verdadeira história do Linux.
                                                              Eu pretendo até usar Linux e quem sabe com muita frequência.
                                                              Não está difícil hoje em dia ficar um pouco afastado do Windows. Windows não é aquela potência toda que eu já defendi com unhas e dentes.

                                                              • Não quero ser tretiro, mas se for algo ligado a Continuum o Ubuntu Linux já vem fazendo algo há mais tempo que a MS. Já tinha até algo bem funcional bem antes.
                                                                Só isso. Eu sou usuário Windows 10, mas curto bastante o jeito Linux de ser.

                                                                  • ué, nessa imagem ele me parece ter uma skin do android stock, e aquelas bolinhas em baixo do dedo me parece aquela animação de loading do windows haha, mas serio, isso tem que ser barato, os tablets windows estão com bons preços ultimamente, e ainda por cima rodam o windows completo...

                                                                    • Tablets e Smars deveriam ser igual a PC e você poder escolher o que instala como sistema operacional.

                                                                      • esse ubuntu ainda vai fazer muito sucesso ,na versao 16.10 ele vai chega no nivel do windows 10 ,otimo sistema curto bastante ele no desktop

                                                                        • tão inútil quanto tablet android

                                                                          • ok, falaram muita merda agora.

                                                                              • Só acho que deveria ser um Intel e 4gb RAM

                                                                                  Android

                                                                                  Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                                                  Android

                                                                                  Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                                                  Especiais

                                                                                  Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                  Software

                                                                                  Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2