LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Projeto Andromeda: dobrável da Microsoft pode ter alto-falantes com áudio direcional aos ouvidos

26 de novembro de 2018 4

2019 será o ano dos smartphones dobráveis. Com empresas como a Huawei, LG e Samsung prometendo aparelhos com tela flexível para o primeiro trimestre do próximo ano e startups como a Royale tomando a dianteira nessa corrida, é fato que teremos um mercado competitivo em 2019 com uma categoria promissora.

Além da própria Samsung, uma das fabricantes que mais tiveram vazamentos e fortes indícios do desenvolvimento de um aparelho dobrável foi a Microsoft e seu tão aguardado modelo da linha Surface. Mas diferente de todas as outras companhias, a Microsoft não quer apenas um smartphone dobrável, mas algo ainda mais produtivo, versátil e universal.

Som automaticamente regulável de acordo com a distância da cabeça do usuário.

Em uma nova patente publicada no órgão de patentes e propriedades intelectuais WIPO, a Microsoft descreve o que poderia ser um sistema de áudio direcional que se adapta de acordo com a distância da cabeça do usuário do aparelho.

O documento descreve a tecnologia utilizada em um dispositivo móvel de duas telas e que funcionaria em uma variedade de posições. De acordo com o registro, o volume do áudio seria ajustado automaticamente: se o usuário se afastar da tela o som dos alto-falantes ficam mais altos, conforme ele se aproxima, o som diminui.

Além disso, o dispositivo utilizaria as duas câmeras de cada lado interno para realizar um mapeamento 3D do rosto e focar o áudio para a região das orelhas do usuário, oferecendo um áudio mais claro, limpo e sem importunar pessoas na mesma sala.

O sistema também poderia contar com o ajuste automático de balanço de som; dependendo da localização horizontal da cabeça do usuário em relação ao dispositivo, o sistema de áudio poderia corrigir a distância de cada orelha para oferecer sempre um som balanceado e proporcional para as duas orelhas.


As figuras acima exemplificam de forma simples a funcionalidade de ajuste do balanço de som. Quando as câmeras internas detectam o rosto do usuário, o balanço exibe o mesmo nível para o alto-falante A e B, mas quando uma das telas é dobrada e uma das câmeras deixa de detectar o rosto do usuário, então vemos que todo o balanço de som do aparelho vai para o único lado do dispositivo cuja face é detectada.

E quando o rosto do usuário não for visível a reprodução de som é silenciada completamente de forma automática, como você pode conferir na figura abaixo.

Quando o rosto do usuário não for detectado, o som deixa de ser reproduzido automaticamente.

O Projeto Andromeda ainda vive

O nome Surface Phone se popularizou na mídia durante os vazamentos de 2017 pois era algo que os fãs tanto esperavam: um smartphone desenvolvido pela Microsoft com sistema operacional Windows e tela dobrável. Mas gigante de Mountain View se viu obrigada a encerrar os rumores a respeito da nomenclatura adotada, visto que não é pretensão da Microsoft lançar um smartphone.

A empresa quer algo mais e, como já foi revelado por executivos, a visão é lançar uma categoria completamente nova com apenas um sistema operacional universal e um dispositivo que possa fluir entre as funcionalidades de smartphone, tablet e PC em um mesmo produto.

Seja como for, é possível que a Microsoft finalmente anuncie a versão final do Projeto Andromeda no próximo ano, visto que os indícios que a empresa possa apresentá-lo este ano estão cada vez mais fracos.


4

Comentários

Projeto Andromeda: dobrável da Microsoft pode ter alto-falantes com áudio direcional aos ouvidos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista