LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

O fim de uma era: Microsoft remove WordPad do Windows após 28 anos

28 de janeiro de 2024 33

Atualização (28/01/2024) - EB

A Microsoft começou a remover hoje o WordPad do Windows 11 após o aplicativo vir pré-instalado em seus sistemas por 28 anos. Lançado em 24 de agosto de 1995, o WordPad chegou como uma versão simplificada e gratuita do Microsoft Word e sucessor do Microsoft Write.

A Microsoft anunciou que removeria o WordPad do Windows em setembro de 2023, mas a mudança somente está sendo aplicada agora com a build Canary do Windows 11 lançada hoje para usuários do Windows Insider, o programa de testes para futuras atualizações do sistema.

Com esta mudança, a Microsoft agora se refere ao WordPad como um "recurso preterido" com desenvolvimento descontinuado, ou seja, não receberá mais atualizações com novos recursos e correções para brechas de segurança.

Wordpad em execução do Windows 11. Imagem: TudoCelular

A Microsoft explica a decisão de remover o editor de texto dizendo:

A partir desta compilação, os aplicativos WordPad e Pessoas não serão mais instalados depois de fazer uma instalação limpa do sistema operacional. Em um "voo futuro", o WordPad será removido em uma atualização. O WordPad não será reinstalável. O WordPad é um recurso preterido do Windows.

Desta forma, o WordPad não poderá ser reinstalado nas futuras versões do Windows e os usuários precisarão procurar outro editor de texto, embora a Microsoft já tenha as suas próprias recomendações.

Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto sem formatação, como .txt.

Vale lembrar que a Microsoft tentou fazer o mesmo com o Paint, mas a alta demanda popular dos seus usuários fez com que ela relançasse o aplicativo com uma reformulação visual e mais ferramentas, então não podemos descartar que isso possa acontecer com o WordPad no futuro.

Por fim, outro recurso que está sendo removido nesta compilação é a Cortana, pois ela está sendo substituída pelo Copilot.

Matéria original (02/09/2023)

Adeus, Wordpad! Microsoft vai remover programa dos próximos Windows

Pouco antes de completar 30 anos, o WordPad será descontinuado do Windows. O sucessor do Microsoft Write, que estreou no Windows 95 com recursos básicos de edição de texto com suporte para arquivos RTF, DOC, ODT e outros formatos populares, não está mais em desenvolvimento, não receberá novos recursos ou atualizações.

Segundo uma nova documentação oficial da Microsoft, uma futura atualização do Windows removerá o programa do sistema operacional. Agora, a empresa recomenda o Microsoft Word, já disponível gratuitamente na web, para documentos rich text e o Bloco de Notas para documentos de texto simples como TXT.


Vale notar que o app do Bloco de Notas recebeu alguns recursos notáveis para edição de texto básica, com uma interface com guias e salvamento automático de sessão.

O WordPad não será, porém, o único componente que a Microsoft está removendo do seu sistema. A empresa desativou recentemente a Cortana, seu negligenciado assistente de voz, e anunciou o fim da Microsoft Support Diagnostic Tool (MSDT). Além disso, a Microsoft desativará em breve os antigos protocolos Transport Layer Security para tornar o Windows 11 mais seguro.

O WordPad permanecerá acessível por algum tempo antes que a Microsoft o remova do Windows. Naturalmente, não vai demorar para que entusiastas encontrem uma maneira de restaurar o WordPad para aqueles que não estão prontos para abandonar o veterano e simples editor de textos.

E para você, o WordPad vai deixar alguma saudade? Escreva nos comentários!


33

Comentários

O fim de uma era: Microsoft remove WordPad do Windows após 28 anos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista