
01 Dezembro 2017
Microsoft liberou esta semana a atualização Fall Creators para o Windows 10, que chega trazendo boas novidades, além de melhorias para segurança e desempenho em si. O update também incorpora vários patches que foram lançados nos últimos meses para o sistema da empresa.
A atualização pode ser baixada diretamente do menu do Windows em Configurações > Atualização e Segurança > Verificar se há atualizações. Caso não apareça a Fall Creators para você, basta acessar o site da Microsoft e baixar a ferramenta de atualização para o seu PC. Lembrando que é sempre importante fazer backup caso algo dê errado.
A assistente virtual da Microsoft vem ganhando mais atenção da empresa a cada atualização. Com a Fall Creators ficou mais fácil acessar suas configurações diretamente do menu principal do Windows. A novidade pode ser encontrada na parte inferior esquerda logo abaixo de Aplicativos. Aqui é possível ativar ou desativar o comando por voz, atalho no teclado ou o que será exibido na tela de bloqueio.
Se você estiver lendo uma matéria do TudoCelular no seu smartphone e deseja continuar a leitura no PC, agora ficou mais fácil com o Windows 10 Fall Creators. Para isso, basta vincular o seu smartphone Android ou iPhone com seu computador usando a nova opção de gerenciamento de dispositivos móveis. Ao entrar com o número do seu telefone, um SMS será enviado com o link do app para ser baixado, bastando apenas logar com sua conta Microsoft.
Agora ficou mais fácil acessar rapidamente os seus contatos. Na barra de tarefas do Windows 10 encontramos o botão Pessoas no canto direito próximo aos ícones e relógio. Ao clicar neste novo botão será aberta a sua lista de contatos favoritos e recentes. Na aba direita é possível acessar seus apps de comunicação, como e-mail ou Skype. Também é possível anexar seus contatos favoritos diretamente na barra de tarefas.
Algo que sempre fez falta no Gerenciador de Tarefas do Windows foi uma análise de uso da GPU do computador. Agora podemos acompanhar o uso da placa gráfica do equipamento, assim como era possível fazer com a CPU. O diferencial é que o Windows separa a GPU integrada ao processador e a que é dedicada, como no caso da GeForce da Nvidia. Ele também informa qual o driver instalado, a data de atualização e também a versão do DirectX.
Se você usa o navegador Edge da Microsoft e acessa diariamente o site do TudoCelular, com a atualização Fall Creators ficou mais fácil acessar a nossa página. Você pode fixar o site que desejar diretamente na barra de tarefas. A novidade fica como um link que o leva diretamente para a página salva. O recurso funciona como uma espécie de favoritos, mas sem a necessidade de entrar primeiramente no navegador.
Editar arquivos PDF ficou mais fácil no navegador Edge. Basta selecionar a ferramenta de edição no canto superior direito, escolher a cor e espessura do pincel e fazer a anotação que desejar. Há várias cores e níveis de espessura, mas não espere por ferramentas muito sofisticadas de edição. A novidade traz apenas o básico, mas é bastante prática e funcional. Há a opção de borracha para remover qualquer edição feita.
O Edge também ganhou uma nova ferramenta de leitura de voz alta. Basta selecionar a parte do texto que deseja que seja lido, clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção de leitura em voz alta. No canto superior direito temos alguns controles, como alterar entre voz masculina e feminina, além de escolher a velocidade de leitura. Os controles são bastante básicos, permitindo apenas voltar, pausar ou avançar.
Microsoft está trazendo de volta as transparências do Windows, que foram abandonadas desde o lançamento do Windows 8. Ainda não temos o mesmo nível de transparência visto no Vista ou 7, mas o Fluent Design traz mais elegância para o sistema da Microsoft. A transparência é aplicada apenas nos aplicativos nativos e apenas quando eles estão em primeiro plano.
Liberar espaço no seu PC ficou mais fácil no Windows 10. Ao acessar as configurações de armazenamento, você encontrará uma nova opção que permite deletar de forma automática todos os arquivos da pasta download que não foram alterados nos últimos 30 dias. Esta novidade é interessante, já que a pasta download geralmente fica lotada de arquivos que nem usamos mais.
O Windows 10 Fall Creators ajuda a economizar bateria na reprodução de vídeos. Para isso, você precisa escolher a opção de otimizar bateria ao invés da qualidade do vídeo. A partir daí, o Windows reduzirá a resolução do vídeo e desativará qualquer recurso de melhoria de qualidade por parte do chip gráfico para fazer a bateria do seu notebook durar mais.
Há várias outras novidades além destas citadas, como o recurso TruePlay, que combate trapaça em jogos, ou o novo tema escuro. O Windows 10 Fall Creators também corrige várias falhas e otimiza o sistema para entregar uma melhor experiência. No geral, a atualização oferece boas novidades e vale a pena dar uma conferida.
Comentários