LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adivinha o motivo? Bitcoin e criptomoedas estão 'matando' a indústria de jogos para PCs

30 de janeiro de 2018 17

A 'febre' do Bitcoin e seus derivados está chegando a níveis alarmantes; mesmo com a moeda tendo sofrido uma brusca queda nas últimas semanas, cada vez mais pessoas estão interessadas em investir na mineração e compra, e com o aumento da procura, o mercado começa a sentir diretamente os 'efeitos colaterais'.

Os equipamentos utilizados na mineração, que confiam-se em GPUs para realizar os milhões de cálculos por segundo, estão impactando no preço final desse tipo de hardware.

Esse fenômeno está, não só fazendo com que se torne ainda mais difícil encontrar placas de vídeos nas lojas, como também colabora para o aumento em seu preço final em alguns casos, até duplicando o valor, especialmente quando falamos de placas de alto desempenho

De acordo com relatórios publicados pelo site Polygon, o preço médio de uma Nvidia GeForce GTX 1070 deveria ser algo em torno de US$380, porém, com o cenário atual do mercado a GPU pode ser encontrada por US$700.

Estamos falando de um aumento de 80%ou mais em alguns casos. O problema é que, como existe um número finito de Bitcoins, na medida que a criptomoeda se populariza, são necessários cada vez mais cálculos matemáticos para a mineração, aumentando a necessidade do poder de processamento, especialmente quando lidando com mais de uma moeda virtual.

O aumento nos preços dificulta a vida daqueles que necessitam, por exemplo, montar um PC Gamer ou uma máquina para edição de vídeo ou modelagem 3D.

Nos últimos meses, não só a Nvidia GTX 1070, mas a 1060, 1080 bem como as GPUs AMD Radeon RX 570, 580, Vega 56 e Vega 64 tiveram seus preços 'inflados' graças à alta demanda.

Sabemos como a lei da oferta e da procura funciona em um mercado capitalista, por isso, por mais que a Nvidia peça para lojas parceiras priorizarem as vendas para gamers em vez de mineradores, no final das contas, quem paga mais é que tem o direito de levar.

Para remediar a situação, algumas varejistas estão limitando a compra de GPUs por pessoa, e outras estão dando descontos na compra de placas de vídeo quando o cliente compra junto diversos outros componentes para PC.

E para quem pensa que esse problema existe apenas no mercado norte-americano, pense novamente; aqui no Brasil, também somos afetados diretamente com o aumento de preços.

Com a situação do jeito que está, o Bitcoin e seus derivados estão, aos poucos, 'matando' a jogatina nos PCs, o que também colabora para a popularização de consoles como o PS4 Pro e Xbox One X.


17

Comentários

Adivinha o motivo? Bitcoin e criptomoedas estão 'matando' a indústria de jogos para PCs
  • Quando eu leio isso, eu penso: Será que as supostas falhas "spectre e meltdown", que tirariam ate 30 por cento dos desempenho dos pcs com processadores intel, não seriam uma forma da intel e a microsoft estarem mineirando cripto moedas atravéz destes 30 porcento?

      • Só aqui esperando o choro dos bitboys quando essa porcaria ir pro chão.

        • Outras criptomoedas usam as GPUs, mas não o BITCOIN, não se usa GPU para mineirar BITCOIN há muito tempo, elas não vencem os chips ASICs, o autor deveria atentar a esse detalhe na sua matéria, que não condiz com o que ocorre hoje, quem sabe em 2013 ela seria valida.

            • Dica:Adblock Plus tem configurações para bloqueio de mineração;
              Ublock Origem idem Aplicativos próprios: No Coin, uMatrix e No Flash também ajudam

              • Malditos mineradores

                  • tá complicado demais comprar placa de vídeo com esses mineradores, além do preço absurdo a falta de estoque.. torço pra acabar essa palhaçada de mineração ou pelo menos inventarem um chip/hardware dedicado somente a isso

                      • Não diria matando, mas prejudicando está

                          • quero ver o que vai acontecer quando começarem a usar os consoles pra essa finalidade também... ai fodeu tudo...

                            • Aumentem seus estoques.... Se você está servindo um almoço para 5 pessoas e esse número sobe pra 20, você vai servir a mesma quantidade de comida?

                                • as fabricas não dão conta de fabricar, esse é o problema, e os caras não vão gastar bilhões pra aumentar fábricas de uma coisa que se diz ser passageira.

                                    • Não é tão simples. As fabricantes já não estão mais dando conta de suprir a demanda, por isso o preço está cada vez mais alto: Menos produto disponível e gente disposta a pagar caro por ele.

                                      Porque as fabricantes não aumentam a produção? Porque exige investimento que demora a dar retorno e provavelmente a bolha das criptomoedas logo estoura, e as fabricantes de placa de vídeo estarão com alta produção mas muitas placas de segunda mão no mercado.

                                        • Amigo acho q vc está por fora do assunto. Se fosse isso as empresas estariam dando risada, pois iriam ganhar mais dinheiro. Então vamos ao primeiro ponto. Hj há uma falta de Chips de memória no mercado já que é usado em RAM tbm. Placas de vídeo não são prioridade para destinação destes Chips. Segundo ponto. Se a Bitcoin for uma bolha, quem comprou placa de vídeo somente para minerar irá vender este produto a preço de banana.

                                            • Um ótimo exemplo para a preocupação das fábricas é o seguinte: se todas as empresas de locação de carro fechassem logo elas venderiam seus carros muito baratos para obter dinheiro rápido para suprir seus débitos, aí te pergunto, você compraria um carro da concessionária com o preço cheio ou da Localiza pela metade do preço? Esse é o medo delas, quando a bolha estourar virá junto uma enchurrada de ofertas de gpus usadas e seminovas quase de graça e as fabricantes vão sofrer para vender seu estoque

                                            LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                            Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar