
26 Fevereiro 2016
20 de fevereiro de 2016 0
A Microsoft passou os últimos dois anos desenvolvendo um aplicativo para Windows que rivaliza com o Paper da FiftyThree (que chegou para iOS no segundo semestre de 2015). O resultado é o Plumbago, um app de anotações que deve funcionar em tablets que suportam entrada baseada em toque e caneta stylus.
A suíte Office da Microsoft já conta com um eficaz app de anotações, que é o conhecido OneNote, mas com o Plumbago, que é compatível com tablets que rodam o Windows 8/8.1 e Windows 10, os usuários podem escrever textos, tomar notas manuscritas, realçar e desenhar com um traço de lápis, caneta ou marcadores em toda a tela de um dispositivo.
Plumbago é a palavra em Latin para grafite, mas o aplicativo não se limita apenas a capturar e marcar traços de caneta ou lápis. De acordo com o anúncio da Microsoft, uma das características do Plumbago é a otimização de traço do usuário na tela. A equipe do Microsoft Garage, responsável pelo desenvolvimento do app, explica que há um recurso de embelezamento de caligrafia que compara o traço inserido com uma base de dados que conta com milhares de registros e, assim, é capaz de otimizar a caligrafia para melhor leitura.
Como explica Gavin Jancke, engenheiro de interface de usuário do aplicativo, a interface conta com uma fluidez que evita a necessidade de criar e virar páginas. "Como você naturalmente vai de uma página para outra? Com um notebook, você vira a página. Com Plumbago, você desliza com swipe a superfície da página para navegar."
Dá uma sensação de fluidez, movendo-se um caderno, eliminando a necessidade de ter que criar páginas manualmente e usar a rolagem como um editor de texto tradicional, permitindo também que você vá diretamente a uma página, como faria folheando um monte de páginas em um caderno espiral
As páginas também podem ser de cores outras além do branco. Por exemplo, o aplicativo oferece papel amarelo com a linha de margem rosa, papel com grade, folhas para notação musical, e muito mais outras opções para versatilizar o uso do app.
Os criadores explicam que escolheram trabalhar com o Plumbago através da incubadora da Microsoft - o Garage - porque isso permitira que eles tentassem algo novo e experimental, enquanto também podem gerenciar as expectativas relacionadas com o sucesso do app.
Confira abaixo o vídeo de demonstração com outros recursos interessantes:
Os usuários podem encontrar o aplicativo e instalar através da página do Plumbago na Windows Store.
Comentários