
07 Abril 2017
07 de fevereiro de 2017 64
A Microsoft pretende disponibilizar oficialmente o Windows 10 Creators Update aos seus usuários no próximo mês de março, algo que deve agraciar inicialmente os desktops e tablets com a versão "completa" da plataforma para então chegar nas semanas seguintes aos dispositivos móveis, Xbox, HoloLens e demais aparelhos.
Com isso, não é de se estranhar que notícias relacionadas à próxima geração do sistema já comecem a aparecer, dando assim indícios do que podemos esperar para a Redstone 3. Para quem não se lembra, relatórios anteriores cravaram que as gerações Redstone 3 e Redstone 4 teriam um foco muito maior em dispositivos móveis, preparando assim o terreno para a chegada do tão esperado Surface Phone.
De acordo com o que foi revelado pelo conhecido entusiasta Vitor Mikaelson por meio do Twitter, a nova geração do Windows 10 Mobile contará com novidades há muito tempo pedidas pelos usuários. Dentre elas, teríamos a chegada de teclados de terceiros ao sistema, algo que até mesmo a Apple passou a adotar mas que a Microsoft continuou se mostrando contrária, mesmo após adquirir a companhia responsável pelo Swiftkey.
3rd party keyboards? :)
— Vitor Mikaelson 🦄 (@vitorgrs) 6 de fevereiro de 2017
Além desta importante novidade, outra mudança chegaria com relação à Cortana. Segundo revelado, a assistente pessoal poderia trabalhar de maneira interativa diretamente na barra de navegação, possibilitando assim acesso rápido a informações pertinentes do aplicativo que estiver sendo utilizado.
Isto provavelmente funcionaria de maneira similar ao que temos no Google Now On Tap, onde ao lançar o assistente do Android é feita uma varredura de sua tela para coletar informações importantes, possibilitando então a busca por palavras-chave relacionadas ou a execução de outras ações, sempre levando em conta o contexto.
Mobile on RS3 will bring interactive Cortana to navbar...
— Vitor Mikaelson 🦄 (@vitorgrs) 6 de fevereiro de 2017
Infelizmente, não há nenhuma prova concreta de que a Microsoft estaria trabalhando em tais novidades para a próxima geração do Windows 10 Mobile, sendo necessário aguardarmos que a Creators Update (vulgo Redstone 2) esteja finalizada para que dados oficiais sobre sua sucessora sejam disponibilizados pela casa de Redmond.
Como a Microsoft sempre realiza um evento para desenvolvedores no mês de maio, não deve demorar muito até que a empresa se pronuncie a respeito dos planos para as próximas versões do Windows 10, restando apenas esperarmos que isto aconteça e torcermos para que a vertente móvel da plataforma de fato receba uma atenção maior, e que isto convença os desenvolvedores de que o sistema vale o investimento.
Comentários