22 Fevereiro 2017
Quase todos os fabricantes de console, do passado e do presente, já lançaram um dispositivo portátil em algum momento. Por exemplo, tivemos o Gear Gear da SEGA, o PlayStation Portable e o PlayStation Vita da Sony. Claro, não podemos esquecer o Game Boy, o DS e o 3DS da Nintendo.
Dentre todas elas, apenas a Microsoft ainda não lançou um console portátil. Bem, há provavelmente uma série de razões pelas quais a empresa não optou por lançar um aparelho desse tipo, como veremos no final da matéria, mas agora ao menos um dos motivos foi citado pelo líder do Xbox, Phil Spencer no Twitter.
Provavelmente devido ao grande interesse do público no Switch, um jogador ficou curioso sobre essa questão, e perguntou a Spencer na rede social o motivo da Microsoft nunca ter lançado uma opção portátil para o Xbox.
De acordo com a resposta de Spencer, na visão da Microsoft "os smartphones tomariam quase todo o mercado de jogos móveis". Basicamente a Microsoft imaginou que os jogos móveis em smartphones seriam algo enorme e que lançar um console portátil não faria sentido.
@davidfraley27 Our view was that phones would take almost all of the mobile gaming market mostly.
— Phil Spencer (@XboxP3) 21 de fevereiro de 2017
Até certo ponto, eles estão certos, e até a Nintendo está investindo mais em jogos para celular. Ao ver os resultados conquistados por "Super Mario Run" e "Fire Emblem Heroes", que são jogos exclusivos para o mundo mobile, a empresa lançou "Pokémon Duel" no mês passado e acaba de anunciar mais um título para dispositivos Android e iOS, o "Splash! Magikarp".
Apesar dessa resposta, em julho do ano passado, algumas entrevistas do IGN com os executivos responsáveis pelos primeiros passos do Xbox na Microsoft revelaram algumas informações interessantes, com detalhes bastante curiosos sobre os bastidores daquela época, como o fato de Bill Gates ter se ofendido com a proposta inicial do console. Robbie Bach, ex-membro da equipe Xbox, revelou ao IGN que a companhia cogitou lançar um console portátil, que foi apelidado na empresa de Xboy.
Bach afirma que o projeto nunca foi pra frente "porque nós simplesmente não conseguimos nos concentrar. Nós simplesmente não tínhamos a largura de banda suficiente." De acordo com o executivo, a Microsoft descobriu depois que essa escolha "estrategicamente foi uma decisão inteligente, mas isso é um pouco acidental".
Seja como for, há aqueles que gostariam de jogar em um Xbox portátil. Prova disso é essa versão do Xbox One S criada por um modder, e essa outra adaptação que transformou o console em um notebook portátil.
Comentários