
Windows 30 Jan
Nesta terça-feira, 11 de abril de 2017, a Microsoft está dando um fim definitivo a mais um de seus sistema operacionais: o Windows Vista. A partir de hoje a companhia de Redmond irá disponibilizar para quem ainda utiliza o ecossistema (aproximadamente 14 milhões) suas últimas atualizações de segurança.
A própria Microsoft informa que ao utilizar um SO antigo e defasado o usuário corre sérios riscos, principalmente a longo prazo. Com o Internet Explorer 9 do Vista expirado há muito tempo e também a falta de qualquer outro tipo de atualização, isso significa que qualquer nova vulnerabilidade encontrada nunca será corrigida.
E mesmo que você mantenha o Security Essentials da Microsoft do Vista atualizado, esse também só receberá updates por tempo limitado.
Com o abandono do sistema operacional lançado há 10 anos, em 2007, a esperança da Microsoft é que os usuários migrem para o Windows 10, grande aposta da empresa de Bill Gates e que frequentemente recebe atualizações. A tendência, aliás, é que o market share aumente ao menos 1%, saindo dos 25,36% registrados em fevereiro pela Kantar.
Por falar neste assunto, vale ressaltar que o Windows XP, cujo suporte foi encerrado em abril de 2014, ainda permanece alto, em torno de 8%. Porém o mesmo não deve se repetir com Windows Vista, já que o ecossistema nunca foi considerado um sucesso para a Microsoft.
O próximo software a ser encerrado pela Microsoft é o Windows 7, sucessor do Vista, porém isso só está previsto para acontecer em janeiro de 2020.
Comentários