Windows 24 Ago
O canal Digital Foundry esteve na Gamescom 2017 para testar alguns jogos no Xbox One X disponíveis na feira. O console parrudo da Microsoft foi anunciado pela primeira vez na E3 de 2016, e na E3 de 2017 alguns jogos demo foram exibidos rodando no console, mas a empresa não deixou a mídia especializada brincar com a novidade.
Agora a Microsoft liberou o acesso ao Xbox One X, permitindo que o pessoal do Digital Foundry pudesse conferir a qualidade gráfica e também o desempenho de vários títulos rodando no console poderoso. Eles puderam conferir os seguintes jogos no evento: Gears of War 4, Halo Wars 2, Titanfall 2, Quantum Break, Killer Instinct, Path of Exile, World of Tanks e F1 2017, acompanhados por Rise of the Tomb Raider.
Eles começaram os testes com o jogo Gears of War 4, lançado para Xbox e PC. De acordo com eles, o game roda nativamente na resolução 4K e traz as mesmas texturas de alta qualidade que eram exclusivas para a versão PC. O filtro de textura também foi melhorado, entregando uma imagem muito mais limpa do que é encontrada no Xbox One S. O modo campanha roda a 30 FPS, enquanto no multiplayer temos 60 FPS.
Quantum Break, outro disponível apenas para Xbox e PC, não chega a atingir 4K nativo. A empresa usa uma técnica que une quatro imagens iguais para gerar uma resolução maior, mesma adotada no Xbox One. A diferença no One X é que temos quatro imagens em 1080p que unidas geram uma imagem do tamanho 4K. Mesmo que a nitidez não seja igual ao de 2160p nativo, é dito que teremos uma qualidade muito superior ao Xbox padrão.
Killer Instinct foi lançado na resolução 720p para o Xbox One, onde recebeu uma atualização futura que fez a resolução subir para 900p. No One X, no entanto, temos 4K nativo a 60 FPS, o que mostra uma diferença grande entre os dois consoles. E assim como Killer Instinct, temos Path of Exile que também roda em 4K a 60 FPS no novo console da Microsoft.
F1 2017 e Rise of the Tomb Raider também rodam nativamente em 4K. O primeiro tem como alvo 60 FPS, mas apresentou algumas quedas na versão demo no evento, enquanto o segundo vem travado a 30 FPS. A boa notícia é que será possível encolher uma resolução mais baixa para entregar 60 FPS, como foi visto na versão para PS4 Pro.
Em Titanfall 2 também temos 4K como alvo, mas não nativamente. O console prioriza os 60 FPS estáveis nesse jogo, chegando a reduzir a resolução em cenas mais intensas. De qualquer forma, está acima dos 1440p entregues no PS4 Pro. De acordo com o Digital Foundry, se não fosse pela falta de oclusão ambiental e algumas sombras melhoradas, o nível de qualidade neste jogo seria igual ao de PC topo de linha rodando nativamente em 4K.
O pessoal do Digital Foundry ainda vai realizar todos os testes com mais calma quando receber o console da Microsoft. Mas o que fica claro até aqui é que mesmo não rodando todos os jogos nativamente em 4K, a maioria chega nesta resolução e com texturas de alta qualidade no nível de PC poderosos. Mas é bom lembrar que este é apenas o começo e que os desenvolvedores ainda estão explorando o que o console da Microsoft tem a oferecer.
Comentários