LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Parabéns, Windows 95! Completando 22 anos, sistema permanece ativo em diversos PCs

29 de agosto de 2017 12

Há poucos dias o Windows 95 completou 22 anos de idade — sim, como o próprio nome já diz, o sistema foi apresentado em 1995, mais precisamente no dia 24 de agosto.

A edição foi uma verdadeiro 'divisor de águas' no mercado da computação, e chegou como a primeira plataforma a introduzir um elemento presente no Windows até hoje (ainda que um pouco diferente): o 'Menu Iniciar'.

O 'queridinho' da Microsoft vendeu nada menos do que 40 milhões de cópias nos primeiros 12 meses de lançamento; seu grande diferencial foi a habilidade de 'unir' o MS-DOS e uma interface gráfica, muito mais funcional e interativa do que, por exemplo o Windows 3.1, graças à presença do recurso Plug-n-Play.

Windows 95 foi o primeiro sistema a incorporar o 'Menu Iniciar'
Ainda ativo em alguns PCs

Mesmo com suporte oficial encerrado desde dezembro de 2001, é de surpreender que ele ainda rode em alguns PCs ao redor do mundo — afinal de contas, estamos falando de quase duas décadas sem atualizações e pacotes de segurança.

Segundo o site The Next Web, pelo menos sete máquinas ao redor do mundo ainda executam o Windows 95 atualmente; todas elas localizadas em Taiwan.

É claro que esse número não representa o cenário 'real' de uso, vendo que ainda há chances de muitas outras máquinas sem conexão à internet estarem executando a plataforma nesse momento.

Na verdade, o próprio Pentágono (Departamento de Defesa dos EUA) ainda usa o Windows XP e outros sistemas mais antigos em 75% de suas máquinas — boa parte delas sem conexão com a internet, é claro.

Quer matar a saudade?

Um desenvolvedor chamado Andrea Faulds conseguiu criar em 2016 uma forma de executar o saudoso sistema operacional diretamente de navegadores; para isso, basta abrir o site win95.ajf.me e relembrar como era usar o Windows há mais de 20 anos.

Outra forma de relembrar os 'bons tempos' é conferir o comercial mais popular da plataforma, o qual a Microsoft precisou pagar US$3 milhões à banda Rolling Stones para ter o direito de usar sua música 'Start Me Up', referenciando, é claro, o 'Menu Iniciar':

Não morreu, apenas se escondeu

Até hoje ainda existem pessoas discutindo ativamente sobre o Windows 95 e o incluindo em projetos.

Para os saudosistas, há um subfórum no Reddit totalmente dedicado ao sistema, onde usuários se ajudam com problemas comuns encontrados por quem ainda opta por utilizar a plataforma como, por exemplo, como configurar o Gmail no Outlook 97.

Para fechar com chave de ouro nossa homenagem ao Windows 95, não há como esquecer aquele dia em que alguém conseguiu fazê-lo rodar em um smartwatch Samsung Gear Live com Android Wear:

A 'Era de Ouro' da web

Se você é uma das crianças que nasceu no final da década de 80 e começo dos anos 90, teve a sorte de presenciar a 'Era de Ouro' da web.

Naquela época, downloads podiam demorar semanas para terminar, conexão com a internet era feita ocupando sinal das linhas telefônicas (de preferência só depois da meia noite, pra aproveitar o pulso único) e smartphones praticamente não tinham conectividade com PCs domésticos.

Arrisco dizer que foi exatamente nessa época, do Windows 95, que muitos de nós começamos a cultivar e nutrir nossa admiração por tecnologia.

Lembra de algo interessante desse tempo bom? Compartilhe com o TudoCelular no espaço abaixo destinado a comentários!


12

Comentários

Parabéns, Windows 95! Completando 22 anos, sistema permanece ativo em diversos PCs

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar