LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 9T (Redmi K20) vs Mi 9 SE: qual versão modesta do Mi 9 vale mais? | Comparativo

12 de julho de 2019 18

A Xiaomi está a todo vapor neste início de 2019. Globalmente, a companhia expandiu a linha Mi 9 com o Mi 9T, com hardware que fica entre o top de linha e o Mi 9 SE.

Este último é um modelo com tela menor, além de hardware mais modesto, e se mostrou bem abaixo do esperado em um comparativo com o Galaxy A70.

Agora, será que vale a pena investir um pouco mais no Mi 9T, modelo um pouco mais caro, ou essa versão menor dá conta do recado, mesmo estando abaixo do esperado? O TudoCelular compara os dois para te ajudar a escolher.

Design

Apesar de estarem inseridos na mesma família global, Mi 9T, que também é chamado de Redmi K20 em alguns mercados, e Mi 9 SE não têm design muito semelhante. Começando pela parte frontal. O modelo mais novo não tem nenhum recorte para a câmera, sendo toda a parte ocupada pela tela - e por bordas pequenas.

Para tirar selfies, o dispositivo lança mão de uma câmera pop-up, com um mecanismo rápido, mas que faz um barulhinho toda vez que é acionado. Já é um fator que pode atrair alguns usuários e afastar outros.

74.3 x 156.7 x 8.8 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
70.5 x 147.5 x 7.45 mm
5.97 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Na parte de trás, em vez das câmeras no canto, o Mi 9T tem conjunto triplo centralizado, em um desenho bem diferente, com um dos sensores “separados”, por assim dizer. O Mi 9 Se segue o desenho do modelo top de linha, e ainda tem uma lombada considerável. O Mi 9T tem uma protuberância bem menor que os irmãos.

Outras vantagens do modelo mais recente é a existência da entrada P2. O dispositivo ainda é mais espesso, para abrigar uma bateria maior.

Com design que prioriza aproveitamento frontal, além de outras vantagens, o primeiro ponto vai para o Mi 9T.

Mídia e recursos
Mi 9T tem tela AMOLED sem recorte nenhum

A tela dos dois modelos só se diferencia pelo tamanho. Ambas são AMOLED com ótima qualidade, não devendo em nada ao top de linha Mi 9. Níveis de brilho e qualidade das cores são bons no mesmo nível no Mi 9T e no Mi 9 SE.

O áudio também tem boa qualidade e só peca por ser mono em ambos. Mas ao menos em multimídia você não vai perder muito independente de qual dos dois preferir. Aí fica a seu critério se prefere tela maior ou menor, mesmo.

Tela do Mi 9 SE também é AMOLED, mas em tamanho menor

Nos recursos, temos a mesma versão da MIUI 10, que ainda precisa de otimização em gerenciamento de RAM e bateria. Mas o Mi 9 SE sai com uma vantagem aqui: o emissor infravermelho, que permite usá-lo como controle remoto. Ponto para ele e temos um empate neste início de comparativo.

Desempenho

O Mi 9T tem plataforma um pouco mais potente que o Mi 9 SE, como a gente viu nos resultados de benchmark. O Snapdragon 730 tem boa folga em pontuação no AnTuTu e outras ferramentas quando comparado ao Snapdragon 712.

Mas ambos precisam de melhor otimização do software, como vimos nos testes de abertura de aplicativos, que poderia ser melhor nos dois. O Mi 9T foi bem mais rápido, e provavelmente disputaria com tops de linha não fosse esse problema da MIUI 10. O Mi 9 SE demorou cerca de 30 segundos a mais no mesmo processo (veja na imagem acima).

Em jogos, você dificilmente vai sentir diferença entre os dois. Ambos rodam todos os títulos que testamos sem dificuldades, o que provavelmente acontece com qualquer jogo disponível atualmente na google play store.

Pela fluidez melhor nas tarefas do dia a dia, o Mi 9T fica com mais um ponto neste comparativo.

Bateria

O Mi 9T tem capacidade de carga maior até mesmo que o Mi 9 e mostrou em nosso teste de uso que aguenta até dois dias longe da tomada se você não jogar muito nem assistir muitos vídeos. São 4.000mAh contra 3.070mAh nos dispositivos deste comparativo. O Mi 9 tem 3.300mAh.

O Mi 9 SE tem bateria pequena e duração bem decepcionante, apesar de até conseguir chegar a um dia inteiro longe da tomada dependendo do seu uso. Mas o ponto vai para o rival, mesmo.

Já no tempo de recarga, o Mi 9 SE consegue preencher a bateria de 0% até 100% em cerca de vinte minutos a menos. Aqui, a carga menor ajuda. Mas ao menos garante mais um pontinho para o modelo menor da familia.

Câmeras

A Xiaomi colocou conjuntos triplos em toda a linha Mi 9, mas há algumas diferenças entre os sensores do Mi 9T para o Mi 9 SE. O segundo tem uma lente principal de 48 megapixels e uma secundária ultra-wide, com campo de visão maior, mas que permite entrar menos luz. O terceiro sensor é só para fotos com fundo desfocado.

Já o Mi 9T repete os dois primeiros citados mas inclui um terceiro sensor com aproximação de 2x ao objeto da imagem.

Mi 9T

Mi 9 SE

Falando em qualidade das fotos, podemos resumir dizendo que o Mi 9T vence em todos os cenários. Com boa iluminação, o equilíbrio da exposição é melhor. Com pouca luz, ambos já ficam mais próximos, mas aí a possibilidade de se aproximar do objeto com o zoom vira vantagem pro mi 9T.

Os efeitos de desfoque estão no mesmo nível, então ponto da câmera principal vai para o Mi 9T, mesmo.

Já nas selfies, a qualidade do modelo mais novo fica um pouco à frente, também, mas você não perde tanto se optar pelo Mi 9 SE quanto perde na qualidade do conjunto principal.

Por fim, em vídeos, de novo vantagem do Mi 9T, mas de novo por pouco. Ambos filmam em 4K com boa qualidade final da imagem e pecam um pouco no áudio.

Preços

O Mi 9T ainda é um dispositivo novo e, no Brasil, os importadores ainda cobram um pouco mais caro por ele. É possível encontrar esse modelo pelo mesmo preço do Mi 9 atualmente, mas logo essa diferença fica justa.

O Mi 9 SE é bem mais em conta, e lá fora fica uns 15% mais barato que o Mi 9T. Ainda não temos preços oficiais da Xiaomi no Brasil, mas se a empresa seguir o que tem feito no que trouxe até agora, não vai ser muito atrativo.

A Xiaomi começou a vender oficialmente o Mi 9 SE no Brasil recentemente, ao preço sugerido de R$ 3.700.

9 Hardware
8.9 Custo Benefício

Xiaomi Mi 9 SE

Comparar Aviso de preço
Vencedor: Mi 9T

O Mi 9T é o vencedor claro aqui, e realmente vale a pena pagar um pouco a mais pelo conjunto bem mais completo.

Sinceramente, o Mi 9 SE só vale se você preferir a tela menor, que também deixa o dispositivo com dimensões menores. E se você não quiser, de jeito nenhum, a câmera frontal pop-up.

Mi 9T Mi 9 SE
  • Desempenho
  • Autonomia de bateria
  • Câmeras
    • Principal
    • Selfies
    • Vídeos
  • Alternativa com tela menor
  • Sem câmera pop-up
  • Menor preço

De resto, o Mi 9T entrega mais, sendo que dá um baile em bateria. Esse modelo, aliás, se aproxima bastante do top de linha, sendo realmente uma opção mais em conta para quem não faz questão de ter o melhor disponível.

E aí, você concorda? Fala aí nos comentários.

(atualizado em 18 de julho de 2019, às 08:04)

18

Comentários

Mi 9T (Redmi K20) vs Mi 9 SE: qual versão modesta do Mi 9 vale mais? | Comparativo
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Julho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular