LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Force One Hoku Pro: mouse gamer sem fio com switch variável para uso casual | Análise / Review

08 de novembro de 2023 0

Uma das novidades lançadas pela Force One no Brasil durante a BGS 2023, o mouse Hoku Pro chega para ser um modelo gamer versátil, com a utilização sem a necessidade de cabos. Ele integra a nova linha top da marca, que foca em expandir as suas operações para produtos mais avançados.

Será que ele entrega o que promete? Quais são os destaques dele? Como é o uso com os switches duplos presentes neste produto? O TudoCelular testou os produtos nas últimas semanas e detalha a você nesta análise completa.

Design e construção

O Force One Hoku entrega um design bastante sóbrio para um modelo gamer. Ele possui opções na cor preta ou branca. Aqui temos esta última. Há dois botões personalizáveis na lateral esquerda – com o nome da marca escrito em japonês logo abaixo – e um para ajuste de DPI na porção superior.

O produto tem um peso de 63 gramas, que agrada quem prefere um mouse um pouco pesado, mas sem deixar a experiência desconfortável. A pegada também agrada, independentemente da sua preferência, para usar por muitas horas seguidas.

Na parte inferior, ficam a chave de liga e desliga, o sensor óptico, o compartimento para guardar o receptor wireless e as três bases lisas, que protegem os parafusos. Também estão aqui as duas chaves para alternar os switches, que vamos abordar logo mais. Já na frente, aparece o conector USB-C, para ligar com fio ou carregar a bateria.

Em cima, fica a barra de rolagem – que não possui o chamado “scroll infinito” – e um único LED que altera a cor conforme o DPI escolhido. A Force One preferiu não inserir LEDs RGB neste modelo, para tornar possível o uso casual, e focou os recursos gamer nas especificações.

A caixa do mouse é bastante fina e não ocupa um espaço grande. Dentro dela, estão o mouse, um guia de usuário e seus acessórios. A fabricante manda um cabo trançado com tamanho de 1,8m, que tem uma ponta USB-A e outra USB-C.

Também existe na embalagem um adaptador incluso, caso você precise transformar um tipo de USB de uma ponta no mesmo do que está do outro lado.

Configuração inicial e aplicativo

O Hoku Pro funciona de maneira simples e descomplicada. Basta ligar o dongle de 2,4 GHz para usar sem fio, ou plugar o cabo que acompanha o produto na porta USB-A – ou USB-C, com o adaptador incluso – da sua máquina.

Não é necessário instalar qualquer software externo para que o PC reconheça o mouse nem para alternar a taxa DPI, já que isso é feito por meio do botão na parte superior. Além disso, os dois botões personalizáveis vêm por padrão para retroceder ou avançar uma página.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

No entanto, no próprio site oficial da Force One, você consegue baixar o driver dedicado ao Hoku, para gerenciar melhor os seus recursos, bem como checar de maneira precisa qual a porcentagem da bateria no momento.

O programa permite gerenciar a ação de cada botão individualmente, bem como detalhar o tempo de resposta dos cliques, que, por padrão, vem em 8 ms. Também dá para gerenciar a sensibilidade de cada cor dos ajustes de DPI.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

As velocidades de fábrica variam entre 400 (vermelho), 800 (azul), 1.600 (verde), 2.400 (amarelo), 3.200 (azul-claro) e 6.400 DPI (rosa). Ou seja, apesar de o sensor óptico PAW 3395 ser capaz de ir até 26.000 DPI, o máximo de fábrica não passa de cerca de um quarto disso.

Por sua vez, a taxa de Polling já vem por padrão no máximo possível, a 1.000 Hz, porém você pode baixar para 500 Hz, 250 Hz ou 125 Hz, caso queira. O driver do Hoku ainda permite gravar macros, caso queira programar alguma sequência de comandos.

Desempenho

Como é a experiência deste acessório na prática? O Hoku tem como grande destaque a presença de dois pares de switches. Caso você queira usá-lo para jogar, há o Huano Blue Shell Pink Dot. Já se precisar usar em ações cotidianas, está presente um par de Huano Silent.

O primeiro conjunto entrega o que promete: cliques com ótima precisão, que fornecem uma resposta satisfatória em games competitivos. Os switches se juntam à alta velocidade DPI para um excelente desempenho em qualquer tipo de jogo.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Caso você não seja um gamer com grandes exigências e vá jogar em telas Full HD, a configuração em 6.400 DPI já deverá ser o suficiente para você ter uma experiência sem qualquer dificuldade – como sentimos nos nossos testes.

Mas precisamos ressaltar aqui a qualidade do par Huano Silent. Diferente do Blue Shell Pink Dot, este não tem a grife de uso apropriado para games exigentes. No entanto, a existência deste par no Hoku transforma o mouse em um excelente produto para uso no trabalho, estudos e em tarefas do dia a dia.

Nesta configuração, os cliques ficam completamente silenciosos, o que ajuda a não gerar ruídos mesmo se for utilizar de madrugada. Também notamos que os modos verde (1.600 DPI) e amarelo (2.400 DPI) conseguem atender bem a esse tipo de uso. Assim, você não precisará ter dois mouses para revezar entre gaming e no cotidiano.

Apenas sentimos falta aqui de uma alternativa de conectividade Bluetooth. Isso possibilitaria usar o mouse sem precisar comprometer uma entrada USB. E como ele também serve para momentos casuais, não exigiria um tempo de resposta que somente o cabo ou o dongle podem entregar para essas tarefas.

Bateria

E como este mouse se comporta em autonomia? A Force One inseriu uma bateria de 500 mAh, que promete até 90 horas de duração com apenas uma carga. Será que ele consegue entregar todo esse tempo?

Usamos por cerca de nove dias em um período de 10 horas diárias. Na soma, o tempo chega no que a fabricante promete. Pode ser um período curto, comparado a mouses comuns que usam pilha AA e duram um ano, mas dada a configuração desde modelo e a presença de uma bateria recarregável, a performance se mostrou bastante satisfatória.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Em relação ao carregamento, ele é realizado por meio da porta USB-C na frente do Hoku Pro. Dá para carregar enquanto usa com fio, conectado ao seu PC ou notebook, por exemplo. Mas testamos de forma dedicada, para saber quanto tempo leva até a conclusão.

O resultado foi um intervalo de cerca de 2 horas e 23 minutos, até ter o processo concluído novamente. Uma espera que entendemos ser razoável pelo tempo total em que ele consegue durar na sua utilização.

Considerações finais

O Force One Hoku Pro chegou para atender ao usuário que precisa de um mouse de alta qualidade e com boa versatilidade nas opções de uso. Ele tem um design agradável em qualquer tipo de pegada e com botões personalizáveis, para deixar os comandos como você preferir.

A configuração rápida e prática permite aproveitá-lo em todas as máquinas sem complicações, mas é com o driver disponível no site oficial que você poderá explorar todos os recursos que ele entrega – inclusive, alcançar a velocidade máxima suportada por este modelo.

Mas as configurações no padrão já deverão ser suficientes se você não for exigente. Os switches para jogos dão ótima precisão mesmo em um cenário competitivo, enquanto os 6.400 DPI já cobrem uma área satisfatória com boa rapidez.

Já os switches silenciosos dão a mágica deste mouse, já que você pode terminar uma jogatina e continuar com o produto sem se preocupar com o horário, visto que os cliques aqui não geram ruídos.

A bateria também agrada e cumpre com a autonomia de fábrica prometida de 90 horas. Se o seu uso não ultrapassar 10 horas diárias, você terá uma carga por mais de uma semana sem qualquer dificuldade. Já se ficar em cerca de 8 horas por dia, o mouse poderá aguentar aproximadamente duas semanas longe do cabo.

Como pontos negativos, destacamos a falta de scroll infinito na barra de rolagem, o que pode tornar a visualização de uma página longa mais demorada e menos fluida. A falta de uma opção por Bluetooth é outra ausência sentida, por não ter como aproveitar este mouse sem comprometer uma entrada USB do seu PC. Já na parte gamer, o mouse poderia ter algumas opções de LEDs RGB, para quem curte mais luzes durante a jogatina.

Design com boa ergonomiaBotões laterais customizáveisUso com ou sem fioDriver de gerenciamentoSensor de até 26.000 DPISwitches Huano Blue Shell Pink Dot com ótima precisãoSwitches Huano Silent sem ruídoBateria com boa autonomia
Barra de rolagem sem scroll infinitoIncompatível com BluetoothNão há LEDs RGB

A Force One lançou o Hoku Pro no Brasil pelo preço sugerido de R$ 556,90. O valor é mais barato que o Logitech G Pro X Superlight, que possui um design similar, conectividade sem fio por dongle USB e 25.000 DPI de velocidade, mas não tem o segundo par de switches para utilização casual.

E aí, qual é a sua avaliação sobre o novo mouse top de linha da Force One? Curtiu as funcionalidades que ele entrega? Compartilhe conosco a sua opinião!


0

Comentários

Force One Hoku Pro: mouse gamer sem fio com switch variável para uso casual | Análise / Review
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista